
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu nesta quarta-feira (04/12/13) do reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes, os projetos de instalação dos campi de Oeiras e Esperantina.
A nova expansão da UFPI requisitará do Orçamento Geral da União a quantia inicial de R$ 80 milhões. O reitor também esteve com o vice-presidente Michel Temer em busca da consolidação do apoio político.
A previsão é de que sejam oferecidos seis cursos em cada campus. A demanda foi discutida e elaborada em audiências públicas e consultas aos estudantes em Oeiras e Esperantina.
"Com a sinalização do ministro Mercadante e o apoio de Michel Temer, até 2016 estaremos instalados nessas duas importantes cidades do Piauí", afirma o reitor Arimatéia Dantas.
Oeiras deverá ter os seguintes cursos de graduação:
1. Arquitetura
2. Engenheiraria Civil
3. Direito
4. Engenharia Agronômica
5. Medicina Veterinária
6. Psicologia
Esperantina deverá ter os seguintes cursos de graduação:
1. Música
2. Educação Física
3. Direito
4. Ciências Contábeis
5. Nutrição
6. Serviço Social
Foi descartado o curso de Engenharia de Pesca para Esperantina, que ficará no campus da UFPI de Parnaíba. Oeiras não terá Enfermagem porque já funciona em Floriano e Picos.
Medicina foi solicitado pelas duas comunidades, mas somente será oferecido em Parnaíba e Picos, além de Teresina,
Com o aval do MEC, o Congresso Nacional receberá o projeto de lei do Poder Executivo de expansão da UFPI, definindo vagas e concurso para professores e funcionários.