
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Numa solenidade bastante prestigiada e marcada por muita emoção, a juíza Maria Josuíta Barros Machado foi homenageada em memória pelo Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI). Em ato solene, realizado na última sexta-feira(6), a Vara do Trabalho de Oeiras recebeu o nome da juíza. Maria Josuíta faleceu precocemente, há seis meses, vítima de um acidente de trânsito.
“É uma justa homenagem póstuma. É o reconhecimento magistrados e do Tribunal, reforçado pela solicitação da sociedade oeirense também reconheceu a dedicação com que a juíza Maria Josuíta desenvolveu seu trabalho. É uma honraria justa”, ressaltou o desembargador-presidente do TRT/PI, Wellington Jim Boavista.
A solenidade contou ainda com as presenças do esposo da juíza, Adelmo Barros, dos filhos Gabriel e Beatriz, do irmão Josemilton Barros, dos desembargadores Manoel Edilson Cardoso, Francisco Meton Marques de Lima, do presidente da OAB/PI, Sigifroi Moreno Filho, juízes, servidores, advogados e sociedade em geral.
A presidente da Amatra/PI (Associação dos Magistrados do Trabalho do Piauí), juíza Sylvia Helena, destacou que a idéia de homenagear Maria Josuíta surgiu de forma espontânea, ganhou força entre juízes e desembargadores e culminou com as sugestões dos advogados de Oeiras e com um abaixo-assinado da sociedade oeirense. “A juíza Maria Josuíta sempre dignificou a Justiça do Trabalho e esta é uma forma de perpetuar sua presença entre nós”, disse.
Para o esposo, Adelmo Barros, a homenagem é gratificante, por demonstrar o reconhecimento pelo trabalho e pela dedicação da juíza Maria Josuíta. O irmão dela, Josemilton Barros, juiz titular da 5ª Vara de Timon (MA), disse que a família fica bastante agradecida e honrada pela homenagem. “Quis Deus que ela fosse promovida para o Céu. Os desígnios de Deus são diferentes dos nossos desejos”, pontuou.
OAB/PI
Após a homenagem, foi inaugurada a Sala dos Advogados da OAB/PI na Vara do Trabalho de Oeiras,que recebeu o nome do advogado, poeta, músico, escritor e jornalista Possidônio Nunes de Queiroz.
O espaço funciona na própria sede da Vara e disponibiliza estrutura necessária para que os advogados possam desenvolver suas atividades com conforto e praticidade.