
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
EM CLÁSSICO, CORINTHIANS VENCE O RIVAL SÃO PAULO
O “olé” da torcida no final da partida foi o resumo da euforia do Corinthians. Na tarde deste domingo, com uma vitória incontestável por 2 a 0 sobre o São Paulo, no estádio do Morumbi, o Timão reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro (mesmo que temporariamente). Mas tem mais do que isso a comemorar. Até porque frustrou os planos do rival em relação à vaga na Libertadores e aumentou para 11 o número de jogos sem perder do Tricolor (sete vitórias e quatro empates). Elias e Dentinho foram os heróis.
A vitória no clássico colocou o Corinthians temporariamente na liderança do Brasileirão com 60 pontos. Agora, a equipe do Parque São Jorge torce por empate ou derrota do Fluminense no duelo com o Vasco, às 19h30m. Já o São Paulo, com os mesmos 50 de antes, não consegue se aproximar do G-4 e ainda pode perder a oitava colocação para o Atlético-PR, que encara o Flamengo esta noite.
Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a de número 35, o São Paulo joga contra o Vasco, domingo, dia 14, às 17h, no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro. O Corinthians, por sua vez, tem um confronto direto na briga pelo título. Recebe o Cruzeiro, no estádio do Pacaembu, às 19h30 do sábado, dia 13.
FLU VENCE E VOLTA À LIDERANÇA
Jogando no Engenhão, o Fluminense conseguiu segurar a pressão do Vasco e venceu o clássico carioca por 1 a 0 neste domingo. A equipe cruzmaltina atacou na maior parte da partida, mas não conseguiu superar a marcação adversária O triunfo obtido com gol de Tartá nos primeiros minutos do jogo deixa os tricolores na liderança do Campeonato Brasileiro.
O Flu contava com esse triunfo, uma vez que Cruzeiro e Corinthians, seus principais adversários na briga pelo título, também venceram suas partidas. A equipe do técnico Muricy Ramalho chegou a 61 pontos, uma mais que os rivais. Já o Vasco segue para um fim de campeonato melancólico. Está na 11ª posição, com 45 pontos.
ATLÉTICO-PR VENCE O FLAMENGO
O objetivo do Atlético-PR de conquistar uma vaga na Copa Libertadores de 2011 segue vivo. Neste domingo, a equipe da capital paranaense venceu por 1 a 0 o Flamengo, em Volta Redonda, e voltou a se aproximar do G-4 do Campeonato Brasileiro. Paulo Baier marcou o gol que definiu a primeira derrota da equipe carioca sob o comando do técnico Vanderlei Luxemburgo.
O resultado levou a equipe de Curitiba a 53 pontos, na quinta colocação, apenas dois atrás do Botafogo - primeiro time dentro da zona de classificação para a competição continental. Já o time da Gávea parou nos 40 pontos e está apenas quatro acima da degola.
PALMEIRAS VENCE O GUARANI
Nem a ausência de diversos titulares, como Danilo, Marcos Assunção, Lincoln e Kleber, impediu o Palmeiras de vencer o Guarani por 1 a 0 neste domingo, na Arena Barueri, e deixar o rival de Campinas em posição delicada na zona do rebaixamento a quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Palmeiras mantém a décima colocação do Brasileiro, com 50 pontos. Na próxima quarta-feira, a equipe volta a campo para enfrentar o Atlético-MG, no Pacaembu, no jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana, prioridade dos comandados de Luiz Felipe Scolari nesta reta final de temporada.
AVAÍ E BOTAFOGO EMPATAM
Em pontas opostas da tabela, mas igualmente pressionados, Avaí e Botafogo fizeram um jogo de muita tensão e pouca técnica. Assim, só poderia terminar empatada em 0 a 0 a partida realizada neste domingo, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi bom para nenhum dos times em suas brigas contra o rebaixamento (caso do time catarinense) e por uma vaga na Libertadores e pelo título (situação do Alvinegro).
Na próxima rodada o Botafogo, que permaneceu no quarto lugar, com 55 pontos, enfrenta o Ceará em Fortaleza, em jogo antecipado para a quarta-feira. Já o Avaí, que chegou a 34 pontos e segue em 18º, vai a Porto Alegre jogar contra o Internacional, domingo. Apesar de seguir no G-4, o Alvinegro se vê ameaçado por causa das vitórias de Corinthians e Cruzeiro, adversários diretos.
CRUZEIRO VENCE O VITÓRIA
Após perder em casa para o São Paulo, o Cruzeiro precisava de um grande resultado para se recuperar no Campeonato Brasileiro. E o adversário da hora era o Vitória, em pleno Barradão, com uma ótima presença do torcedor rubro-negro. As dificuldades eram evidentes, mas, mesmo com todo o ambiente desfavorável, o time mineiro conquistou importantes três pontos, ao vencer por 1 a 0. O gol foi contra, do zagueiro Jonas, ainda no primeiro tempo. Porém, o árbitro catarinense Paulo Godoy anotou na súmula como sendo do atacante Thiago Ribeiro.
O resultado devolveu ao Cruzeiro a vice-liderança da competição, mesmo que provisória, já que o Fluminense ainda enfrentará, às 19h30m (de Brasília), o Vasco, no Engenhão. Se o Tricolor vencer, voltará à primeira posição, e os mineiros, ao terceiro lugar. A Raposa chegou aos 60 pontos, empatado com o Corinthians, mas perde no saldo de gols: 21 a 12. Já o Vitória, que tentava se livrar da região da zona de rebaixamento, permaneceu com 38 pontos, na 14ª colocação. Porém, o time baiano ainda poderá perder mais uma posição, caso o Guarani vença o Palmeiras, no Pacaembu, às 19h30m.
PRUDENTE GOLEIA O GOIÁS
O Grêmio Prudente está muito próximo de cair para a Série B e já até fala como se estivesse lá, mas mostrou neste domingo que não se entregará tão facilmente assim. Mesmo saindo atrás no placar contra o Goiás, o time teve tranquilidade, virou e poderia ter aplicado uma goleada histórica no Esmeraldino, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. No fim, o 4 a 1 manteve a equipe da casa na lanterna, bem longe dos outros, mas fez os goianos ficarem em situação ainda mais desesperadora na tabela.
O Prudente já não tem tantas pretensões no campeonato. Com a vitória, subiu para 27 pontos, a quatro do próprio Goiás, que permanece na vice-lanterna com 31, a cinco do Atlético-MG, primeiro fora da zona de rebaixamento. A equipe de Jorginho aumenta sua crise, que explodiu após a derrota para o Grêmio e as fortes declarações de Rafael Moura na rodada passada.
Na próxima rodada, o Esmeraldino enfrenta o Fluminense no domingo, às 19h30, no Engenhão. Na mesma data e horário, o Prudente pega o Atlético-PR, na Arena da Baixada.