
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O vereador Beron (PMDB) de Oeiras, realizou uma denúncia junto ao Tribunal de Contas (Número do processo TC/012604/2016) e no Ministério Público do Estado do Piauí (processo 14442/2016) , referente a administração do ex- prefeito Lukano Sá. O vereador começou a fazer o acompanhamento da folha dos funcionários, onde foi detectado "funcionários fantasmas", funcionários que recebiam pagamentos mais que não exercia função.
O levantamento foi realizado de 2013 à 2016, "Durante a minha primeira gestão que findou fiz o papel de vereador, que é fiscalizar os recursos do município, para saber se o dinheiro que entra de convênio e os repasses constitucionais estão sendo bem gerido. Eu fui eleito para isso", explica Beron.
Na denúncia mostrava que algumas pessoas que prestavam serviço, não tinham qualificação para o cargo, "era garçom que fazia serviço de pedreiro ou eletricista, cidadão que era formador de curso profissionalizante, mas não tinha formação. Não sou contra o prestador de serviço, aquele cidadão que vai ser vigilante, zelador, mesmo que esses cargos precise de concurso público", relata o vereador.
No Tribunal de Contas as denúncias foram protocoladas no dia 1 de Julho de 2016, somando quase 2 milhões de reais. "Eu vi que era uma ação para desviar o dinheiro da minha cidade. Então fiz o levantamento e protocolei no Tribunal de Contas juntamente com a vereadora Alexsandra, e ao Ministério Público do estado do Piauí, nas duas estou como denunciante. Fiz a denúncia orçada em quase 2 milhões de reais, desfalque só nesse item que eu contei", descreve Beron.
No último dia 19, o vereador retornou a capital juntamente com o ex deputado Mauro Tapety para saber como está o andamento da denúncia, “fomos recebidos no Tribunal de Contas pelo presidente Olavo Rebelo, ele me colocou a par como está a situação do processo, ele quis ouvir como realizei o levantamento detalhado”.
E completa: "Eu não fiz para querer me valorizar diante os demais, eu fiz o meu papel, pois a população não tem meios para chegar a um órgão deste. E espero que denuncia não venha cair no esquecimento", finaliza.