
Colônia do Piauà realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
02/05/2025 - 10:27Evento reuniu profissionais e sociedade civil para discutir propostas voltadas à saúde no ambiente de trabalho
 O municÃpio de Colônia do Piauà está a todo vapor nas politicas para a juventude, a cidade foi contemplada com vários cursos de capacitação e treinamento pessoal e preparatório para o mercado de trabalho.
As ações são parte do trabalho do vereador Roniel Paixão, que está em seu primeiro mandato, sendo o vereador mais jovem a legislar desde a emancipação de Colônia do PiauÃ.
Atualmente estão sendo realizados simultaneamente os cursos de Informática Básica no Povoado Mourões e Corte e Embelezamento de Cabelos na Localidade Retiro Velho.
Na localidade Mourões foi montado um laboratório de informática para que os alunos tenham acesso as ferramentas teóricas e práticas da área, e no Retiro Velho será instalado um salão de Corte e Embelezamento de cabelos para a profissionalização dos participantes.
Segundo o vereador Roniel Paixão, a escolha das comunidades, se deu pelo fato do senso de cuidado com a nossa Juventude, e o desejo de envolvê-las com ações que promovam a cidadania e emancipação da mesma. "Precisamos dar a nossa Juventude, as oportunidades antes imagináveis no lugar onde moram. Cumprimos assim nosso papel de representar a juventude em todas as suas faces", diz o vereador.
Os cursos são realizados através do Programa Viva Semiárido e este já é o segundo projeto somente este ano que o vereador disponibiliza à s comunidades, a lembrar que no inÃcio do ano aconteceu o Previne Aê Juventude.
O vereador Roniel, ainda mantém uma casa para estudantes na cidade de Oeiras, para os alunos universitários que tem uma maior dificuldade na locomoção diária para os campus onde estudam. A casa é mantida ha quase dois anos do próprio salário do vereador e com ajuda de alguns colaboradores. O local funciona e acolhe os universitários em boas instalações, regras de convivência e principalmente o foco nos estudos, o que é uma ajuda para os estudantes e suas famÃlias.
"Ações como estas deveriam ser replicadas, lamentavelmente os pensamentos assistencialistas, impedem a multiplicação destas práticas, Colônia precisa urgentemente de ações que promovam a cidadania e emancipação dos Jovens", conclui o vereador.