
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no PiauÃ, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
A professora aposentada Constança Melo de Carvalho, 80 anos, foi empossada na Câmara Municipal de Coivaras, tendo no currÃculo um fato inusitado. Ela obteve apenas um único voto nas eleições de 2008. A solenidade de posse aconteceu no dia 23 deste mês.
Filiada há 14 anos no PMDB, Constança assumiu o mandato de Raimunda Costa dos Santos, cassada em fevereiro pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauà por infidelidade partidária. Eleita pelo PSDB, ela migrou para o PSB em 2011. O mesmo aconteceu com todos os suplentes da coligação "A união que o povo quer" que receberam mais votos que a professora.
A decisão da Justiça Eleitoral foi uma surpresa para Constança, que estava afastada da polÃtica desde 2008, quando, na véspera da eleição, perdeu para o câncer o único filho homem. "Meu filho quem me ajudava, era a cabeça polÃtica da famÃlia. Quando perdemos ele, fizemos uma reunião e decidimos retirar minha candidatura", comenta a professora.
Ela foi a única a votar em si. "Votei em meu número por respeito à coligação e ao PMDB", conta. Os familiares foram liberados para votar em quem quisessem.
Ao tomar posse, Constança disse que a "fidelidade é um bem que enobrece". Agora, de volta à Câmara dos Vereadores - ela já esteve à frente de três mandatos -, a professora reavalia a aposentadoria polÃtica. "Tô pensando em me candidatar no pleito deste ano, mas depende muito da minha famÃlia."
A história se repete
A história da professora Constança Melo não é inédita no PiauÃ. Em junho de 2008, a funcionária pública Carmem Lúcia Portela Santos, 46 anos, tomou posse na Câmara Municipal de Pau D'Arco do Piauà após o titular da vaga ser cassado por infidelidade. Ela havia obtido apenas um único voto nas eleições de 2004.Â