Geral
Você é o seu melhor presente!
Por: em 29/12/2008 - 00:00
Chegando o final de ano, chega um dos momentos mais aguardados pela maioria das pessoas. Esperamos muito por esta época, não somente devido às festas e confraternizações, mas também por ela representar um fechamento de um ciclo de realizações, ou para algumas pessoas frustrações.
Para muitos, o final de ano, ainda tem mais um peso importante: o encontro com a família. Neste período, damos de cara, com tios, tias, primos, primas, parentes distantes, irmãos afastados, enfim, toda a teia de “relações sanguíneas obrigatórias” que aparecem nestas festas e que muitas vezes falam mal da gente durante o ano que se passou.
Algumas pessoas acham melhor deixar a família somente no porta-retratos e não trazê-la para a vida real. Na fotografia, todos sempre estão sorrindo e podemos fingir que tudo está bem. Mas você pode trazer este clima também para além da fotografia. Trazer esta alegria para sua vida real, neste momento tão especial em que parece que tudo ficará bem. O mais importante para que tudo fique verdadeiramente bem com todos à sua volta é que, primeiramente, você esteja bem consigo mesmo.
Aproveite para fazer uma análise. Não pense neste momento em coisas ruins que você fez ou passou. Olhe-se no espelho e veja o tanto de qualidades que você possui. Lembre-se das amizades que conquistou e dos bons momentos que teve com elas. Vale até mesmo lembrar-se dos bons momentos que teve consigo próprio. Tire sua roupa toda, fique sem ela, em frente a um espelho e olhe que ser perfeito você é. Até mesmo com seus muitos defeitos. Olhe quantas coisas únicas existem somente em você. Percebeu como você é especial? Feito isto e com esta super injeção de ânimo, dê um visual em você. Cabelo, pele e até mesmo uma visita numa loja para comprar uma roupa nova. Nem que seja uma peça somente. Vale de tudo, mas é preciso ter em mente, que você é o principal neste momento. Escolha algo que você queira muito e se dê de presente. Agora que você fez isto, está quase pronto, para o encontro familiar que te aguarda por estes dias.
Só falta uma coisinha: poucos têm sua cor de cabelo, sua altura, seu porte, sua inteligência, jeito de pensar, seus princípios e seus valores. Ou seja, por todos estes motivos, você é verdadeiramente especial e isto tudo não é somente um discurso para fazê-lo acreditar neste fato. Você é único, somente você pode ser você e isto é realmente ímpar e divino.
Agora que você já está bem e sorrindo, vá encontrar com quem te espera. Se alguém vier com “agulhadas” para cima de você, aproveite-as e costure as arestas entre vocês. Se alguém vier tentando te derrubar, caia sem medo. Deslize, escorregue e aproveite o vento no rosto. Dê risadas. Faça rir. Não fique bravo ou chateado. Não é o momento. E não precisa usar seu humor negro neste dia. Você não está numa disputa de quem é mais poderoso na acidez dos comentários.
Aprenda a rir de você também. É um ótimo ensinamento. E finalmente, ainda antes de acabarem as festas, abrace todo mundo, até mesmo quem não queira. O toque é importante para que percebam sua humanidade, se é que ainda não notaram. E não se esqueça de tirar aquela foto em conjunto, sorrindo muito, bem no centro e em destaque. Nada de ficar escondido. Sorria muito, tire a foto e depois mande ampliar para colocar na sua sala. Agora não será somente uma foto “fingida de alegria”, mas uma foto, em que talvez, pela primeira vez, você tenha sido mais feliz, por ter sido você mesmo.
Fazer tudo isto pode parecer difícil. E é! Mas faça, assim mesmo. No ano seguinte, você já estará tirando isto de letra. E se algo der errado, nas festas de final de ano e qualquer coisa ou pessoa te incomodar de alguma maneira, pense assim: “Tudo sempre acaba bem no final, e se ainda não estão bem, é porque ainda não chegou ao fim” e ainda temos 2009 para mudar tudo isto.
Que seu final de ano seja realmente especial como você, e não se esqueça de nunca baixar a cabeça. Tem sempre alguém que precisa de algo único que somente você pode dar.
Lameck Valentim