Geral
W.d. diz que o piauí cresceu em áreas que dão segurança
Por: em 26/01/2010 - 01:14
“O Piauí deixou de ser o Estado mais pobre do Brasil e isso, ao olhar para os meus sete anos de mandato, é o que mais me orgulha”, disse, emocionado, o governador Wellington Dias na noite deste domingo (24), ao saudar as personalidades homenageadas com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença, em solenidade realizada no Cine Teatro Oeiras, dentro das comemorações pela passagem dos 187 anos da adesão do Piauí à Independência do Brasil.
Segundo o governador, o Piauí cresceu em áreas que dão segurança, como educação, saúde e infraestrutura. “Na educação, de 11 itens de medição, o Piauí foi o primeiro lugar do Brasil em oito”, disse Wellington Dias para um teatro lotado.
Na educação, entre outras coisas, o Piauí foi o Estado que mais reduziu o índice de analfabetismo e também o que mais colocou pessoas de 4 a 14 anos de idade na sala de aula. Foi, igualmente, o que mais avançou em ensino médio e ensino superior e vai ser o primeiro Estado do Brasil a oferecer o ciclo completo da educação - da alfabetização ao ensino superior em todos os seus municípios. “Só em Deus encontro explicações para tudo o que foi feito nos últimos sete anos”.
Em seu discurso, no Cine Teatro, Wellington Dias defendeu que as datas históricas do Piauí - 19 de Outubro de 1822, 22 e 24 de Janeiro e 13 de Março de 1823 - sejam reconhecidas como datas nacionais, porque foram episódios como a Batalha do Jenipapo que garantiram.