
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O governador Wellington Dias (PT) anunciou na noite desta quinta-feira que adiou novamente a realização de concursos públicos no Estado, devido o impacto da crise financeira nos últimos cinco meses.
“Tomamos várias medidas. Uma delas foi em relação ao de adiar o chamamento dos concursos que estavam previsto para este semestre”, afirmou o governador em coletiva após o lançamento do 7º Salipi (Salão do Livro do Piauí). Ele destacou que o governo está tendo cuidado para que não vença concurso sem que sejam convocados os candidatos.
Sobre a possibilidade de greve dos servidores, o governador disse que já conversou com os sindicalistas, mas não pode evitar paralisações. “O que coloquei para eles (sindicalistas) e que a decisão foi minha enquanto governador (de escalonar reajuste). Como fui sindicalista eu não poderia pedi que não façam greve”, disse o governador.
No Estado, os professores da rede estadual e os policiais civis já acenam para uma greve geral ainda este mês.
Reajuste escalonado
Wellington Dias confirmou o escalonamento de reajuste nos planos de carreiros de categorias que estavam previstas para este mês. Ele disse que os planos têm um impacto de aproximadamente R$ 8 milhões na folha de pagamento por mês e por isso resolveu dividir o aumento.
“Tomei uma medida para manter a implantação do plano. Colocando 20% do valor do plano agora em maio para enfrentar o período de crise que serão esses próximos três meses (junho, julho e agosto). Em agosto 30% e em novembro dá os 50% e iniciar o pagamento correspondente a esse período e pagaria os prejuízos anteriores”, disse o governador.
Cidade Verde