Geral
Wellington Dias decreta situação de emergência em todo o Território do Alto ParnaÃba
Ao todo, segundo a prefeitura de UruçuÃ, 12 comunidades da zona rural estão isoladas após problemas relacionados à s estradas de acesso.
Por: Da Redação em 27/12/2021 - 22:17
 O governador Wellington Dias (PT) publicou decreto declarando situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto ParnaÃba. A região é composta pelos municipios de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, BertolÃnia, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do PiauÃ, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e UruçuÃ.
Â
De acordo com o documento, publicado na tarde desta segunda-feira (27), "as chuvas intensas e concentradas na região sul do estado produziram súbitas elevações no nÃvel dos rios, riachos, lagoas e córregos, em especial, o rio ParnaÃba, que transbordou no municÃpio de UruçuÃ, atingindo as zonas urbana e rural do municÃpio".
Â
O decreto de emergência considera ainda a interdição de estradas na região, especialmente no trecho da rodovia PI-247, que liga a cidade de Uruçuà aos municÃpios de Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, cortado pela força das águas, além da existência de famÃlias desabrigadas e isolamento de algumas comunidades.
Â
Ainda de acordo com o decreto, que vale por 90 dias, ficam mobilizados todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.
Â
Está autorizada ainda a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada.
Â
O documento assegura prioridade nas ações relacionadas à situação de emergência em todos os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta, pelo perÃodo em que durar a situação emergencial.
Â
"Há possibilidade de contratação direta dos serviços e bens indispensáveis às ações nde resposta ao desastre, permitindo desta forma fazer face às demandas extraordinárias causadas pela situação emergencial", afirma o decreto.
Â
Situação é mais grave em UruçuÃ
Â
O municÃpio de UruçuÃ, distante 453 km de Teresina, segue enfrentando os impactos da cheia do rio ParnaÃba e das fortes chuvas que caem na região nos últimos dias. De acordo com a prefeitura, até a manhã desta segunda-feira, pelo menos 12 famÃlias já precisaram ser removidas de casa por conta de enchente.Â
Â
Comunidades da zona rural também estão isoladas após estradas ficarem alagadas por causa da forte chuva. Na PI-247, que liga Uruçuà a Ribeiro Gonçalves, o asfalto não resistiu à força da correnteza e acabou abrindo uma cratera, impedindo a passagem de veÃculos.Â
Â
Ao todo, segundo a prefeitura de UruçuÃ, 12 comunidades da zona rural estão isoladas após problemas relacionados à s estradas de acesso.