Justiça converte prisão de um dos suspeitos e libera outro após audiência de custódia em Oeiras
30/10/2025 - 18:15Decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pela Central Regional de Audiência de Custódia IV, em Floriano
O governador Wellington Dias e a secretária estadual da Educação, Rejane Dias, inauguraram, nesta sexta-feira (29), a reforma e ampliação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB) da cidade de Oeiras. O novo polo marca a ampliação da atuação da Universidade Aberta no interior do estado para atender a demanda cada vez mais crescente por ensino superior.
A Seduc é a instituição responsável pela estruturação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o estado. "Em Oeiras, assim como nas outras cidades, foi preciso adequar o espaço físico, com melhorias dos laboratórios de ensino e pesquisa de informática, bibliotecas, salas de tutoria, salas de aulas presenciais, secretarias e coordenações", informa o superintendente de Ensino Superior da Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc), Carlos Alberto.
A Universidade Aberta tem o objetivo de levar o ensino superior até as cidades que tradicionalmente não recebem esses cursos e a Seduc deve inaugurar outros polos em breve. Os municípios de Itainópolis, Palmeirais e Santa Cruz serão contemplados com polo de apoio presencial do programa Universidade Aberta ainda neste semestre.
.jpg)
"Hoje, temos 36 polos em funcionamento no Piauí, com mais de 20 mil alunos, e estamos fazendo uma avaliação da oferta para melhorar as condições das unidades. Também estamos analisando novas ofertas para 2015, de maneira a atender as regiões onde os polos estão situados. A Secretaria segue com o compromisso de expandir o ensino para o interior e, com o apoio e compromisso de toda a sociedade, continuaremos a ter resultados positivos", afirma o superintendente de Ensino Superior da Seduc.
Universidade Aberta
A UAB é um projeto criado pelo MEC em 2005, formado por instituições públicas de ensino superior que levam ensino de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta de cursos superiores ou que a demanda seja muito superior à oferta. Essa modalidade de ensino a distância utiliza-se de meios e das novas tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, com professores e alunos desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos.
No Piauí, a expansão da UAB tem acontecido com grande êxito, com polos instalados em diversas regiões do Estado. A Seduc é responsável pela estruturação dos polos, na adaptação dos espaços físicos para execução descentralizada de funções didáticas e administrativas.