
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Um novo fato pode mudar o imbróglio da sucessão ao Governo do Estado em 2010. Cogita-se a possibilidade do governador Wellington Dias (PT) concorrer ao Senado juntamente com o vice-governador Wilson Martins (PSB). Com isso, seria descartada a candidatura natural de Martins que já avisou: não abrirá mão de concorrer ao Palácio de Karnak.
Ao ser questionado sobre a proposta de renunciar junto com Wellington Dais para disputar uma das vagas ao Senado, o vice-governador foi enfático: “É cretina a proposta para que eu renuncie e não seja candidato a governador”. E completou: “Devo assumir o Karnak com a renúncia do governador Wellington Dias, que deixa o Palácio para concorrer ao Senado. Neste caso, sou candidato natural à reeleição e não tem por que haver desistência de minha parte. Estou abrigado em um partido que coordeno e conto com o apoio da totalidade das lideranças do PSB que, aliás, exigem esta candidatura”, disse. Segundo ele, não há qualquer motivo para que isso aconteça, já que se diz preparado para ocupar o cargo. No entanto, sairá em vantagem aquele pré-candidato que "cair no gosto" e na preferência do governador, considerado o maior articulador do próximo pleito que já conta com cinco nomes somente da base aliada do Governo.
Além de Wilson Martins, o deputado federal Marcelo Castro (PMDB), o senador João Vicente Claudino (PTB), o secretário estadual de Fazenda, Antônio Neto, e o deputado Flávio Nogueira (PDT) disputam a preferência de Wellington Dias que só decidirá em que posição estará nesse processo em 2010. Entretanto, segundo informações do Palácio de Karnak, as conversações políticas coordenadas pelo governador apontam para uma “inclinação política” ao senador João Vicente Claudino, o que confirmaria a saída de Wellington Dias para concorrer ao Senado junto com Wilson Martins. A possibilidade não deve ser descartada, já que as pesquisas eleitorais divulgadas mostram uma polarização entre um candidato da oposição, representado, até agora, pelo prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), e o senador João Vicente, da base governista. Os dois aparecem como preferenciais candidatos à sucessão estadual.
Jornal O Dia