
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O governador Wellington Dias está em Brasília tentando resolver o problema da falta de recursos do Estado. Ele tenta alocar recursos nos ministérios da Educação, do Desenvolvimento Agrário, e no da Integração Nacional. Para isso, o governador ainda tenta uma intervenção junto a Presidência da República para melhorar o repasse de transferências federais para o Piauí, de forma a compensar as perdas ocorridas no Fundo de Participação do Estado (FPE).
Na verdade, o governo precisa preparar o Estado para a prestação de contas do último ano de gestão. No último ano, segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não se pode deixar restos a pagar ou pendências financeiras para o próximo gestor.
O Estado teve uma das maiores dificuldades financeiras no ano passado, quando teve que recorrer a recursos federais com outras finalidades e dinheiro colocado na conta única do Estado para pagar folha, honrar compromisso com fornecedores e quitar débitos com o Tesouro Nacional e evitar que o Piauí ficasse inadimplente e impossibilitado de fazer novos convênios.
Na viagem do governador a primeira audiência foi com a secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, alegando o problema de veranico no Estado, que ocasionou a seca em diversos municípios do semi-árido e na região do cristalino, onde não houve chuva suficiente para acúmulo de água e não tem mais água de superfície. Vários municípios decretaram estado de emergência e pedem socorro para atender as famílias em dificuldades com falta de água e perda de safra agrícola.
Wellington Dias ainda esteve no inicio da tarde de ontem com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, e o secretário nacional de Agricultura Famiiliar, Adoriam Peracci, e a coordenadora do Programa Garantia Safra, Dione Freitas, no sentido de adotar medidas para melhorar a convivência do sertanejo e produtor rural com a seca.
Para melhorar o desenvolvimento do programa educacional no Piauí, o governador esteve com o secretário executivo do MEC, Henrique Paim, para tratar sobre repasses do Fundeb para o estado e o programa Universidade Aberta, dentre outros.
Wellington Dias ainda esteve em audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, no terceiro andar do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal.
No início da noite de ontem, o governador esteve no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, onde está funcionando provisoriamente a Presidência da República, onde teve uma audiência com o assessor da Presidência, César Alvarez.