
Seca grave avança e já atinge 45% do Piauí, pior cenário desde 2019, aponta ANA
07/07/2025 - 09:27Essa é a pior condição já registrada no Piauí desde março de 2019, quando o estado enfrentou uma seca extrema em 6% do seu território.
Após ter vetado o nome de Francisco Guedes (PT) para assumir a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), o governador Wilson Martins voltou atrás e confirmou na tarde desta terça-feira (22) o petista como novo gestor da pasta. "Já autorizei fazer o decreto de posse. Conheço ele há muito tempo e sei que ele tem experiência nessa área. O Guedes demonstrou que está com muita vontade de fazer um bom trabalho", relatou o governador.
Há cerca de um mês Francisco Guedes foi indicado pelo PT para assumir a pasta, mas o governador declarou que só escolheria o nome através de uma lista tríplice, causando mal estar com os petistas. O partido seguiu negociando a indicação de outros nomes e do próprio Guedes, que teria sido rejeitado anteriormente por desavenças políticas com o governador.
Wilson Martins afirmou que Francisco Guedes disputava a vaga com outros três petistas: João de Deus, Sérgio Vilela e a atual secretária, Janaína Mapurunga.
Francisco Guedes é engenheiro agrônomo e durante o governo Wellington Dias comandou o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).