
Audiência Pública discutirá polÃticas de proteção animal em Oeiras
06/05/2025 - 20:30Evento será realizado no plenário da Câmara Municipal e é aberto à participação da comunidade
Ao receber o tÃtulo de cidadão teresinense concedido em 2001, o vice-governador do PiauÃ, Wilson Martins, falou do orgulho pela homenagem e brincou com uma música do rei Roberto Carlos. "São tantas emoções...", disse ele na noite desta quinta-feira (14), para o auditório da faculdade Novafapi lotado de autoridades piauienses. A proposição foi do então vereador Roberpierre Bastos (PV), que entregou o diploma junto com a esposa de Wilson, a deputada estadual Lilian Martins (PSB).
Wilson Martins disse que há muito tempo se sente teresinense, e a maioria das coisas que ele possui vieram da capital do PiauÃ. Ele declarou ter um sentimento de gratidão pelo tÃtulo. "Isso me faz um teresinense de fato e de direito, e mostra que tudo está valendo a pena", declarou.
O vice-governador resgatou sua saÃda de Santa Cruz do PiauÃ, onde nasceu, passando por Oeiras, até chegar a Teresina para estudar no colégio Diocesano, onde concluiu o ensino básico e depois seguiu a carreira médica. Wilson falou de imagens marcantes, como a "arrebatadora" lembrança do sino da igreja, dos jornalistas que mais chamavam a sua atenção, o perÃodo em que morou na pensão onde funcionou o prédio do IPMT.
Das aventuras de estudante, o pré-candidato do PSB ao Governo do Estado para as eleições de 2010 contou como saiu da Associação Piauiense de Medicina para ser secretário de Saúde de Teresina, depois deputado estadual, secretário, e hoje vice-governador.
Autor da proposta, Robespierre Bastos aproveitou o ensejo para justificar a indicação. "É uma justa homenagem a um homem de realização, de sua serenidade como cidadão, por seu trabalho como profissional, sua honestidade e seu propósito", afirmou.
SÃlvio conta trajetória de Wilson e diz que "nada é por acaso"
SÃlvio lembrou que os dois faziam parte da Associação Piauiense de Medicina, e o então prefeito Wall Ferraz buscou a entidade para que a mesma indicasse o novo secretário de Saúde. Na época, Wilson Martins foi o escolhido, e um ano depois assumiu a Fundação Municipal de Saúde. Quando foi eleito deputado estadual, Wilson abriu espaço para SÃlvio Mendes comandar a FMS.
"Aà eu virei secretário de Saúde, e deu no que deu. Hoje ele é vice-governador, e eu sou prefeito de Teresina. Por isso, nada acontece por acaso", declarou.
O prefeito ainda lembrou uma frase dita pelo governador Wellington Dias, de que administrar é matar um leão a cada dia. SÃlvio Mendes declarou que o trabalho dos gestores públicos é uma tarefa difÃcil, que afasta as pessoas e por vezes tira até a paz, principalmente quando o interesse público contraria o particular.
Cidade Verde