Geral
Xico carbó estréia a peça "o boi de nossa senhora"
Por: Giselle Silva em 31/10/2008 - 00:00
Acontece neste sábado, dia 01 de novembro, às 20h, na Praça das Vitórias a estréia da peça teatral O BOI DE NOSSA SENHORA, do ator e diretor oeirense Xico Carbó.
O tema de O Boi de Nossa Senhora é o roubo da custódia de ouro da igreja de Nossa Senhora da Vitória, fato histórico ocorrido em Oeiras no inicio do século XIX, recolhido da tradição oral pelo escritor José Expedito Rêgo, em cujo registro os autores se inspiraram para escrever o texto da peça.
Entretanto, o viés religioso, com forte noção de pecado e castigo, que impregna a história tal como ficou na memória popular, é apenas um dos elementos do texto e da montagem concebida pelo ator e diretor oeirense Xico Carbó.
Com elenco amador exclusivamente local, a peça sugere o contexto social marcado pelo latifúndio, a falta de perspectivas dos que não têm vez nem voz e o desejo de enriquecer dos donos das fazendas, que estabeleceram os currais e a criação extensiva de gado nas terras outrora pertencentes aos Ãndios. Numa dessas fazendas vive o vaqueiro José e sua mulher Maria, personagens principais da trama.
Tributária da tradição teatral da qual faz parte a obra de Gil Vicente, O Boi de Nossa Senhora incorpora personagens da cultura popular, como os cabeças-vermelhas e as figuras do reisado, os quais, junto com a fé simples e sincera de José, são por assim dizer o elemento salvÃfico, não só no âmbito da tensão dramática, mas também da realidade social que fez emergir um fato histórico riquÃssimo de significado simbólico.
O Boi de Nossa Senhora é dedicado à memória do poeta e prosador José Expedito Rêgo e do artista popular Clementino Brandão (Seu Quelé), sem os quais a peça não teria existido.