
Justiça conclui julgamento da Operação de janeiro em Oeiras com apenas um condenado
08/09/2025 - 09:43Demais acusados foram absolvidos por falta de provas na série de assaltos ocorridos em dezembro de 2024
O governador Wilson Martins (PSB) vetou na manhã desta terça-feira(22), a indicação do ex-diretor-geral do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater-PI), Francisco Guedes (PT), para ocupar o lugar do deputado estadual João de Deus na Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc). Wilson afirmou que vai pedir ao partido uma lista com três nomes para que possa escolher o novo titular.
Durante entrevista, o governador foi enfático sobre o caso. Questionado se aprova a indicação de Guedes para a pasta, Martins respondeu sem rodeios: “Não. Quero do PT uma lista tríplice. Eles vão indicar três nomes e eu que vou escolher."
Fontes ligadas ao governo comentam que a passagem de Francisco Guedes pela Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) e depois pelo Interpi (Instituto de Terras do Piauí) estaria dificultando a aceitação pelo governador. Sobre o Interpi, Wilson Martins dispõe inclusive de relatório de sindicância e pareceres da Procuradoria Geral do Estado em torno de supostas irregularidades em titulação de terras do Estado.
Na noite de segunda-feira, outro nome estava em discussão dentro do PT para ocupar a Sasc. O ex-superintendente de Relações Institucionais do Estado, Sérgio Vilela estava cotado para a vaga, mas perdeu a indicação para Francisco Guedes.
Essa é a primeira vez que Wilson Martins pede uma lista tríplice. Em todas as outras indicações dos demais partidos para compor seu governo, Wilson nunca havia vetado o nome de ninguém.
O deputado estadual João de Deus havia assumido a Sasc em janeiro, por indicação do PT, mas o governador disse que não abriria mão do parlamentar na Assembleia Legislativa, como vice-líder na Casa.