
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Um decreto do prefeito de Oeiras, Lukano Sá, do dia 03 de Janeiro de 2013, decreta Estado de Emergência no município de Oeiras.
De acordo com o decreto o estado de emergência foi decretado em decorrência da situação em que recebeu a administração, que se encontra em profundo estado de calamidade e sem a menor estrutura administrativa.
O decreto diz que as instalações físicas de repartições públicas municipais, incluindo a sede da prefeitura, escolas, postos de saúde, hospitais, dentre outras, estão deterioradas e sem as mínimas condições de uso. Também cita o completo desaparelhamento dos órgãos de execução operacional e de apoio administrativo, o que torna inviável a adequada prestação dos serviços públicos essenciais.
No decreto, é citado o péssimo estado de conservação da frota de veículos e máquinas municipais, sendo que, grande parte desta já irrecuperável.
Além desses motivos, o decreto aponta a prolongada paralisação dos serviços de limpeza, carpina, varrição das vias públicas e coleta de lixo, resultando em insuportável e generalizado acúmulo de lixo, entulho e vegetação pela cidade e expondo a comunidade a sérios riscos à saúde; a precariedade dos equipamentos e a ausência de serviços de informática e processamento de dados municipais, do que resulta a inexistência de cadastro informativo ou banco de dados relativo às áreas de administração, finanças, saúde e educação, dificultando o implemento de decisões gerenciais e o planejamento de ações administrativas. o atraso no pagamento da remuneração dos servidores públicos municipais; o atraso no pagamento nos serviços de energia elétrica, água, esgoto e telefonia prestados aos órgãos públicos municipais e que o município se encontra inadimplente com vários órgãos públicos, das mais variadas esferas de governo, inexistindo na Prefeitura qualquer arquivo físico ou virtual que permita o conhecimento dos motivos que provocaram tal situação.
Segundo o prefeito, a conjugação de todos este fatores repercutem na eficaz prestação dos serviços públicos e no exercício das atividades constitucionais reservadas ao Poder Executivo Municipal.
O Decreto terá a vigência de 90 dias.
CONFIRA AQUI O DECRETO NA ÍNTEGRA