
Últimos dias de Abril deverão ser chuvosos no Piauí, alerta Defesa Civil
23/04/2025 - 11:07Neste ano, o inverno piauiense foi marcado por chuvas irregulares e abaixo da média histórica
Com o início das chuvas, os agricultores do Piauí começam a se organizar para uma nova produção. A terra começa a ser preparada logo nos primeiros dias do período chuvoso. Para ajudar essa producão, a Federação dos trabalhadores em Agricultura (Fetag-Pi) iniciou a distribuiçao de sementes aos trabalhadores rurais.
Devido ao aumento no volume de chuvas do início de 2011, a expectativa para um bom plantio também é crescente. De acordo com Paulo Carvalho, Secretário de Políticas Agriculas da Fetag, o desejo é que nesse ano não se repita a perda da safra como houve ano passado.
“Devido as chuvas que estão caindo principalmente na região do semi-árido, que geralmente é a que mais sofre com a falta d’água, a esperança é que a produção possa ser muito melhor que em 2010” declarou.
A Fetag reconhece que a colheita da safra desse ano pode não ser de 100%, mas acredita que se continuar chovendo com a mesma intensidade possa ser amenizada a situaçao de quem sofreu no ano passado. Cerca de 80% do que foi plantado acabou morrendo por falta de água.
Foram solicitadas para esse ano sementes para 135 mil famílias em todas as regiões do estado. De acordo com o secretário, o governo do estado alegou dificuldades financeiras e por conta disso a distribuição não será feita para todas as famílias que necessitam.
“Sabemos que nem toda família de agricultores vai receber as sementes, mas que pelo menos as mais necessitadas ou as que ficaram de fora do programa Garantia Safra, recebem o nosso apoio”, finalizou.
Até o começo deste mês as sementes já foram distribuídas para 108 municípios, apenas 47 faltam receber. A Fetag infomou que infelizmente nem todas as regiões vão receber as sementes.
Sobre o apoio das prefeituras, o secrétario Paulo Carvalho diz que o que já foi feito por alguns gestores foi a adesão ao Programa Garantia Safra.
“ A adesão dos prefeitos ao programa esse ano foi maior que em 2010, o que nos deixa contente, mas ainda é pequena. O apoio dado por muitos gestores aos agricultores deveria ser maior. Os grandes municípios deveriam comprar as sementes e distribuir em suas cidades”.
Paulo Carvalho afirma que a expectativa da Fetag sobre o novo presidente da Emater, Chico filho, é que ele dê mais atenção a agricultura familiar.
“ Esperamos que o presidente da Emater dê uma atenção maior a essa agricultura tão importante. Os governantes devem dar o devido respeito a esses produtores rurais que são impressendiveis para o desenvolvimento do estado. E espero que o presidente saiba que pode contar conosco”.