
Servidor é afastado por conduta inadequada dentro do transporte escolar em Oeiras
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Nos dias 11 e 12 de março, a sede da Oitava Gerência Regional de Educação sediou o primeiro percurso formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) em 2025. O evento reuniu representantes dos 11 municípios jurisdicionados, com formações voltadas para gestores escolares e professores do ciclo de alfabetização e da educação infantil.
A abertura contou com a presença da gerente regional, Tatiane Barbosa, dos dirigentes municipais de educação e das equipes municipais e regionais do programa. Em sua fala, Tatiane Barbosa ressaltou a importância do programa para o fortalecimento da educação na região:
"O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa é um grande avanço na garantia do direito à aprendizagem de nossas crianças. Por meio da colaboração entre estado e municípios, buscamos fortalecer a formação dos professores e gestores, promovendo práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas às necessidades dos estudantes."
Na sequência, a coordenadora regional Yonne Rodrigues apresentou um panorama sobre os resultados das avaliações externas de Fluência Leitora e SAEPI, além das avaliações do próprio programa, permitindo que os municípios participantes refletissem sobre seus desafios e avanços.
"É fundamental que os municípios compreendam seus dados educacionais e utilizem essas informações para nortear suas práticas pedagógicas. Somente assim poderemos construir estratégias mais assertivas para garantir o sucesso da alfabetização na idade certa", afirmou Yonne Rodrigues.
Eixos Formativos
O programa é estruturado em três eixos de formação:
►Gestão Educacional – O tema abordado foi "O uso efetivo das avaliações a serviço da aprendizagem", conduzido pelo formador regional Josiê Moraes Santos. A discussão focou na importância de utilizar os resultados das avaliações como ferramenta de planejamento e intervenção pedagógica.
►Ciclo de Alfabetização – A formadora regional Maria do Espírito Santo Freitas ministrou a formação sobre "As práticas de linguagem e o campo artístico-literário na alfabetização e letramento", enfatizando a importância da leitura, da escrita e das artes no processo de ensino.
►Educação Infantil – A formadora regional Denízia Gonçalves Morais trabalhou as temáticas "A criança e suas múltiplas linguagens" e "Literatura infantil: formação de leitores e escritores na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais e inclusão", destacando práticas pedagógicas que valorizam a diversidade e a inclusão desde os primeiros anos escolares.
Encerramento e impacto do encontro
O encontro foi um momento significativo para a troca de experiências e o fortalecimento da rede de ensino na região. A participação dos dirigentes municipais de educação reforçou o compromisso das gestões locais com a alfabetização na idade certa, promovendo o alinhamento entre as políticas educacionais e as necessidades das escolas.
A expectativa é que os conhecimentos adquiridos no percurso formativo sejam aplicados nas unidades de ensino, contribuindo para a melhoria dos índices de alfabetização e para o desenvolvimento de uma educação pública mais eficaz e equitativa.