
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Nos dias 11 e 12 de março, a sede da Oitava Gerência Regional de Educação sediou o primeiro percurso formativo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) em 2025. O evento reuniu representantes dos 11 municÃpios jurisdicionados, com formações voltadas para gestores escolares e professores do ciclo de alfabetização e da educação infantil.
A abertura contou com a presença da gerente regional, Tatiane Barbosa, dos dirigentes municipais de educação e das equipes municipais e regionais do programa. Em sua fala, Tatiane Barbosa ressaltou a importância do programa para o fortalecimento da educação na região:
"O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa é um grande avanço na garantia do direito à aprendizagem de nossas crianças. Por meio da colaboração entre estado e municÃpios, buscamos fortalecer a formação dos professores e gestores, promovendo práticas pedagógicas mais eficazes e alinhadas à s necessidades dos estudantes."
Na sequência, a coordenadora regional Yonne Rodrigues apresentou um panorama sobre os resultados das avaliações externas de Fluência Leitora e SAEPI, além das avaliações do próprio programa, permitindo que os municÃpios participantes refletissem sobre seus desafios e avanços.
"É fundamental que os municÃpios compreendam seus dados educacionais e utilizem essas informações para nortear suas práticas pedagógicas. Somente assim poderemos construir estratégias mais assertivas para garantir o sucesso da alfabetização na idade certa", afirmou Yonne Rodrigues.
Eixos Formativos
O programa é estruturado em três eixos de formação:
►Gestão Educacional – O tema abordado foi "O uso efetivo das avaliações a serviço da aprendizagem", conduzido pelo formador regional Josiê Moraes Santos. A discussão focou na importância de utilizar os resultados das avaliações como ferramenta de planejamento e intervenção pedagógica.
â–ºCiclo de Alfabetização – A formadora regional Maria do EspÃrito Santo Freitas ministrou a formação sobre "As práticas de linguagem e o campo artÃstico-literário na alfabetização e letramento", enfatizando a importância da leitura, da escrita e das artes no processo de ensino.
â–ºEducação Infantil – A formadora regional DenÃzia Gonçalves Morais trabalhou as temáticas "A criança e suas múltiplas linguagens" e "Literatura infantil: formação de leitores e escritores na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais e inclusão", destacando práticas pedagógicas que valorizam a diversidade e a inclusão desde os primeiros anos escolares.
Encerramento e impacto do encontro
O encontro foi um momento significativo para a troca de experiências e o fortalecimento da rede de ensino na região. A participação dos dirigentes municipais de educação reforçou o compromisso das gestões locais com a alfabetização na idade certa, promovendo o alinhamento entre as polÃticas educacionais e as necessidades das escolas.
A expectativa é que os conhecimentos adquiridos no percurso formativo sejam aplicados nas unidades de ensino, contribuindo para a melhoria dos Ãndices de alfabetização e para o desenvolvimento de uma educação pública mais eficaz e equitativa.