
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
A novela "Caras e bocas" exibiu nesta semana, sua cena de maior impacto. Passando por um tratamento quimioterápico contra um câncer de mama, a personagem Tatiana (Rachel Ripani) decide raspar os cabelos ao se dar conta de que inevitavelmente irá perdê-los.
Corajosa, Rachel disse que não titubeou ao saber da passagem cruel que o autor Walcyr Carrasco havia reservado para sua personagem. "Essa cena é muito maior que a minha vaidade de mulher", conta a atriz paulistana de 32 anos.
Rachel segue a trilha de outra atriz que protagonizou sequência semelhante - e que marcou a história da teledra-maturgia nacional. Em 2000, Carolina Dieckmann deu adeus aos seus fios platinados em cena. Na novela "Laços de família", de Manoel Carlos, sua personagem, Camila, sofria de leucemia e também optava por raspar os cabelos ao iniciar o tratamento contra a doença.
Mas nem todas as atrizes aceitam o sacrifício em nome de uma cena emocionante. Recentemente, Cameron Diaz preferiu recorrer à ajuda de truques tecnológicos no filme "Uma prova de amor".
Na história, sua personagem, Kate, decide ficar careca para que a filha, que sofre de câncer, se sinta menos incomodada com o fato de perder as madeixas. A atriz não aceitou o desafio e técnicas de edição a mostram sem os cabelos em cena.
Loira na vida real e ruiva por conta da personagem, Rachel garante que o choque inicial com seu novo visual já passou. "Acho que já vou tirar onda!"
"Até me perguntaram se eu voltaria atrás se pudesse, mas, mesmo tendo muito medo, queria muito fazer isso pela Tatiana, pela história da novela, pelas mulheres que potencialmente podemos ajudar através dessa trajetória. Essa cena é muito maior do que a minha vaidade de mulher. A tristeza da Tati era a minha, a insegurança de ficar feia também, era um momento de vida frágil para ambas. Personagem e atriz se misturaram muito naquele dia", disse a atriz.
Diário do Povo