
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Deputado teme que o TSE decida pela diminuição da bancada federal do Piauí. Ele também falou sobre 2014.
Tido como único deputado federal do Piauí 100% assíduo no Congresso Nacional, Jesus Rodrigues (PT) se mostrou preocupado com a possibilidade do Estado perder vagas para o Amazonas.
A ação que pede o aumento de oito para dez deputados na bancada do Amazonas tramita do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e cita o Piauí como parâmetro, já que o critério reclamado pelo Amazonas é a questão populacional.
"A chance do Piauí perder vagas é grande. Temos 300 mil habitantes a menos que o Amazonas, mas este não pode ser o único aspecto a ser levado em conta, já que temos 300 mil eleitores a mais. Há vários piauienses que moram no Amazonas, mas que votam no Piauí", explicou o parlamentar.
Rodrigues acrescentou que nesta terça-feira (2), haverá uma nova audiência com a ministra do TSE Carmem Lúcia. "Vamos lutar para permanecer com a bancada atual. Essa é uma questão de maior representatividade do Piauí", destacou.
Eleições 2014
O parlamentar considerou que o governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), tem grandes chances de continuar no cargo até o final do mandato. "Eu acredito nesta possibilidade e se for para apoiar a candidatura de Wellington Dias (PT), é ótimo", disse.
O petista acrescentou que a candidatura antecipada do vice-governador Antônio José de Moraes Souza Filho (PMDB) pode não ter os resultados esperados. "É possível que ele consiga potencializar sua candidatura, mas pode ser que não. Se não for, Wellington Dias sairá fortalecido", analisou.