
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Após o presidente do PT, vereador Deri Gonzaga defender uma aliança do seu partido com o PSB, o pré-candidato a prefeito pela mesma sigla, Edmilson Carvalho concedeu entrevista ao MURAL DA VILA, onde afirma que o PT terá candidato próprio, decisão essa tomada em reunião do partido, com essa tese tendo ampla maioria. “A única possibilidade do PT compor com o PSB em Oeiras é na condição do PSB apoiar a candidatura própria do Partido dos Trabalhadores”, disse Edmilson Carvalho.
Confira a entrevista:
Mural da Vila - Quais as razões que levam o Partido dos Trabalhadores a distanciar-se de uma aliança com o PSB?
Edmilson Carvalho- A decisão do Partido dos Trabalhadores de Oeiras em não mais repetir, no pleito de 2012, a aliança estabelecida nas eleições de 2008, decorre do tratamento dispensado ao PT pelo PSB, quando esteve à frente do poder público municipal. Decorre da insatisfação dos nossos vereadores (Deri Gonzaga e Fortunata Fontes) que nunca tiveram uma demanda política atendida e nunca foram sequer recebidos pelo anterior prefeito do PSB. Decorre também da limitação do espaço político ocupado na estrutura administrativa. O PT dispôs de uma única secretaria (Secretaria de Esportes), ocupada pelo suplente de vereador Cabo Chico, inteiramente desprestigiado, onde a atuação do secretário limitava-se a receber o salário. Esta relação política não engrandece nossa agremiação partidária, portanto, não nos interessa.
Foi nesta atmosfera de insatisfação que a executiva do Partido dos Trabalhadores de Oeiras, no dia 25/01/2012, resolveu, de forma unânime, inclusive com defesa efusiva do suplente de vereador Cabo Chico, tomar a decisão de marchar com candidatura própria, indicando o nome de Edmilson Carvalho como pré-candidato.
Mural da Vila- E quanto à mudança de posição de alguns dirigentes do PT local?
Edmilson Carvalho- Não vislumbro qualquer fato novo que justifique a mudança de posição de dirigentes do meu partido, a não ser motivação pouco republicana. As premissas que embasaram a decisão do meu partido de lançar candidatura própria continuam latentes e agora, ainda mais reforçadas, diante das investidas do PSB de tentar cooptar quadros do PT local.
Mural da Vila- Existe a possibilidade de mudança de posição para compor com o PSB?
Edmilson Carvalho- A única possibilidade do PT compor com o PSB em Oeiras é na condição do PSB apoiar a candidatura própria do Partido dos Trabalhadores, o que acho muito pouco provável. Não temos mais como retroceder, até por uma questão moral. Quem em Oeiras acreditaria que uma aliança PSB-PT tenha sido definida no campo das ideias e do convencimento?
Mural da Vila- E quanto às instâncias do partido? O presidente Deri Gonzaga e Cabo Chico falam que mudarão esta posição no encontro do dia 28/04/2012.
Edmilson Carvalho- Cabe ressaltar que a decisão de candidatura própria do PT em Oeiras já passou pela executiva municipal e foi confirmada pelo Diretório municipal, sendo que dos 12 membros presentes no último dia 07 de março, de forma unânime, votaram pela indicação de candidatura própria, defendendo a pré-candidatura de Edmilson Carvalho. Quanto ao encontro, o meu presidente perdeu a condição de encaminhá-lo, na medida em que não respeita as decisões dos colegiados que representa (executiva e diretório) e na medida em que declina pela intenção de não acatar a vontade do partido. Afirmou meu presidente, que a sua posição é a do seu pai (João Gonzaga), não a do partido. Neste sentido, não representa mais o Partido dos Trabalhadores de Oeiras, não tendo condições políticas e morais para chamar o encontro partidário.