HB20 colide com pick-up parada na pista na PI 236 que liga Oeiras a Regeneração
02/10/2024 - 17:06A pick-up, pertencente à Prefeitura de Cajazeiras do PiauÃ, estava estacionada na via desde a manhã quarta-feira, devido a um problema mecânico.
Na noite desta segunda-feira, 26 de agosto, a advogada oeirense Ellen Costa, Coordenadora-Geral da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, ligado ao Ministério das Mulheres, foi destaque no Jornal Nacional, da Rede Globo.
Filha de Marinês Ribeiro dos Santos Costa e Manoel Mendes da Costa, conhecido como Nelinho, Ellen abordou as recentes mudanças no sistema do Ligue 180, um serviço essencial no combate à violência contra as mulheres.
Durante a entrevista, Ellen Costa explicou que o Ligue 180 passou por uma reformulação para lidar com o crescente número de casos de agressão em todo o paÃs. Agora, o serviço não só oferece atendimento e orientação, mas também facilita o encaminhamento de casos suspeitos de violência.
Uma das inovações apresentadas é o aplicativo 180, que possibilita o envio de denúncias por meio de imagens, áudios e vÃdeos, oferecendo provas mais robustas para as autoridades de segurança pública. Ellen destacou que o novo serviço pode ser utilizado não apenas pelas vÃtimas, mas por qualquer pessoa que testemunhe uma situação de risco.
Â
O Ligue 180 conta com uma equipe de atendentes treinadas para esclarecer dúvidas, informar sobre os direitos das mulheres e orientar sobre os serviços especializados que podem ser acionados. Hoje, existem cerca de 2.500 serviços especializados em todo o Brasil, disponÃveis também para consulta online.
Ellen Costa ressaltou a importância do fortalecimento da rede de atendimento pelos governos estaduais e municipais, para garantir que as mulheres tenham acesso ao suporte necessário para sair de situações de violência. Ela também lembrou que o serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O Ligue 180 oferece os seguintes atendimentos:
Â
►Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento, como a Casa da Mulher Brasileira e Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam);
Â
►Informações sobre a localização dos serviços especializados da rede;
Â
►Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;
Â
►Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pela rede.
Â
Além das ligações, é possÃvel acessar o canal via chat no WhatsApp pelo número (61) 9610-0180. Em casos de emergência, a PolÃcia Militar deve ser acionada pelo número 190.