
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 Agentes Comunitários de Saúde e Endemias de Oeiras paralisaram suas atividades na manhã desta quarta-feira, 18, e realizaram uma manifestação pelo reajuste do piso salarial, tendo em vista que há mais de 2 anos a categoria não tem reajustes.
A paralisação aconteceu em âmbito nacional, e em Oeiras foi realizada uma concentração na Praça de Eventos, seguida de uma passeata pelas ruas do centro da cidade, seguindo até a sede do sindicato da categoria.
Dentro do que é reivindicado pela categoria está a valorização do profissional; implantação do PCCR; insalubridade em cima do básico; averbação do tempo de serviço; piso e reajuste; EPI fardamento; reajuste do EPI; revogação da portaria 958/16; tabela justa do PMAQ; precatórias e redução de carga horária dos ACS e ACE de 30 horas.
Visando abrir um canal de diálogo com Ministro da Saúde e em conversação com o Presidente da CONACS (Confederação Nacional dos Agentes comunitários de Saúde), o Presidente do Sindicato dos ACS e ACE de Oeiras encontra-se em BrasÃlia onde busca soluções para os agentes de Oeiras, e as demandas cobradas.
Para o Vice-Presidente do Sindicato Emerinaldo Feitosa a reivindicação é um momento importante para salvar os direitos da classe. "São reivindicações que são feitas pelo piso salarial que está defasado há mais de dois anos, pela PMAQ (Programa de Melhoria de Qualidade do Profissional), que é um incentivo que o municÃpio dá, queremos a insalubridade em cima do piso salarial e não baseado no salário mÃnimo, o atual salário dos agentes é de R$ 1.014,00 (Hum mil e quatorze reais), e com o reajuste do piso que depois de ser confirmado ficará em torno de R$ 1.400,00 (Hum mil e quatrocentos reais)".
Para Maria Alice ACS há 20 anos, a manifestação é uma forma de tentar mudar a realidade atual, e progredir com a profissão de Agente. "Não estamos pensando só no salário, queremos melhoria no trabalho, equipamentos de qualidades, queremos ser visto como cidadãos e pessoa de bem, e não apenas como um ACS, por isso estamos aqui lutando para alcançar essas conquista".