Geral
Amar sem esperar nada em troca
Por: em 28/11/2008 - 00:00
Como dizia o poeta, “Amor só dura em liberdade.” Aceitar isso nem sempre é fácil, e é duro ter que aprender. O pior é que muitas vezes quando não aprendemos pagamos um preço alto por isso, pois muitos querem viver livre e poucos sabem conviver com a liberdade da pessoa amada. E aí quando a pessoa amada parte o sofrimento é inevitável, pois lidar com a partida de quem amamos é doloroso, e dói ter que enfrentar isso.
Sem que queiramos algo acontece e a pessoa amada se afasta. Daí, nosso castelo desmorona, os sonhos vêm ao chão, e não aceitamos, por que por mais que saibamos que tudo estava chegando ao fim alimentamos aquela ilusão de que tudo era eterno e, esquecemos que “o pra sempre, sempre acaba”, pois como também dizia o poeta, “ o teu amor é uma mentira que a minha vaidade quer”. A vida veio e levou a pessoa amada embora. E se ela levou, é porque ela não era sua. Ali percebemos que ela nunca nos pertenceu.
Quando tudo isso me aconteceu foi que percebi que a vida estava me mostrando a hora de eu ser a minha própria fonte, de deixar de me alimentar de alguém, que talvez nem estivesse disposto a se alimentar de mim. Com muita luta, larguei esse sentimento de posse, e agora estou disposto a amar sem esperar nada em troca, pois creio que serei mais feliz. Não quero mais me apegar, quero ficar livre para eu amar quem quiser, com a força que puder e sem medo de sofrer, de perder e das mudanças que venham a ocorrer. E para não sofrer, vou amar com grandeza, sabendo que esse amor é meu, pois eu não tenho alguém, tenho o amor por esta pessoa. Tenho o sentimento e assim desfrutarei dele com segurança. Pois se os anseios, os planos e sonhos dela mudarem, e procurar seguir outro rumo, eu estarei aqui, inteiro, apesar do sentimento. Mais esse é só meu, e encontrarei outra pessoa a quem possa amar novamente. Chega o momento em que tudo muda: a vida, os sentimentos, os anseios interiores. Aí o destino acaba mudando. E nem sempre a vida muda para o rumo que queremos. Mas quero crer, agora, que ela muda pra melhor, e não quero levar muito tempo para descobrir isso.
Não vou deixar meu coração se recolher, ficar pequeno. Vou encarar a realidade, e seguir o fluxo da vida. Não vou me negar a essa realidade e ficar uma pessoa rancorosa, triste e desagradável. A vida gira em ciclos. O terminar de um, é o começo do outro. Nada pára tudo se transforma. Vou me encher dos bons sentimentos. Não vou chorar pelo que passou, vou agradecer por ter acontecido. Estou aberto para ver o que preciso ver e viver.
Lameck Valentim