
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A coordenadora da Anvisa no Piauí
(Agência Nacional de Vigilância Sanitária ), Elisabete Fernandes, informou que a Agência está em estado de alerta e muito preocupada com a possibilidade da entrada do Vírus influenza A (o vírus da gripe suína) no Estado. Elisabete informou que já encaminhou oficio para todos os órgãos envolvidos na organização do Congresso Internacional de Arte Rupestre IFRAO 2009: Global Art, que se realizará de 29 de junho a 3 de julho no Parque Nacional Serra da Capivara, São Raimundo Nonato.
"Precisamos de todas as informações sobre o evento para fazermos o nosso plano de ação. Ainda não sabemos se os turistas irão entrar pelo aeroporto de Teresina, de São Raimundo ou de Petrolina, quanto mais rápido estes dados nos chegarem melhor. Estamos bastante preocupados", afirmou.
Segundo a coordenadora "se o aeroporto de São Raimundo Nonato já fosse um aeroporto foram a Anvisa poderia atuar, mas como ainda não temos certeza de qual será a porta de entrada dos turistas não podemos ainda planejar as ações. Ela informou ainda que da equipe de 7 técnicos que a Agência possui no Estado 2 poderão ser enviados a São Raimundo Nonato.
Segundo ela, a Anvisa deverá atuar na porta de entrada dos turistas de mais de 30 países que deverão participar do evento. A expectativa para a chegada de mais de 20 mil pessoas na cidade de São Raimundo Nonato, 520 quilômetros de Teresina, está preocupando também a Secretaria de Saúde do Estado.
Elisabete disse que o controle da Anvisa pode ser feito pelos técnicos de Recife ou pelos técnicos de Teresina, ou ainda pelas duas equipes. Tudo vai depender da porta de entrada dos turistas que virão para o evento.Segundo a coordenadora o que preocupa é o grande contingente de pessoas que virão para a cidade e que ficarão aglomeradas durante a realização do evento. Outro ponto de preocupação é justamente o fato de que boa parte dos turistas ficarão hospedados em residências que foram cadastradas pelo Governo do Estado para servir como pousada.
A Secretaria de Saúde do Estado informou já ter uma equipe com um médico infectologista e que será realizado o internamento de pessoas com sintomas suspeitos. "Será um leito que vai restringir a circulação de pessoas e os profissionais de saúde que tiverem acesso ao local terão que utilizar instrumentos adequados como gorro, máscara e avental", explica o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Eucário Monteiro.
O Congresso é organizado pela Federação Internacional de Organizações de Arte Rupestre (IFRAO), a Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR). O Global Art reúne pesquisadores, estudantes e outros interessados no estudo, conservação e divulgação das manifestações rupestres, que apresentarão seus trabalhos e informações relacionadas com todos os continentes, mostrando assim que a arte rupestre é uma manifestação cultural mundial.
Diário do Povo