
Quase 300 kg de carne clandestina são apreendidos em comércio em Teresina
23/07/2025 - 10:47O produto era vendido de forma clandestina, sem qualquer comprovação de origem ou inspeção sanitária.
Depois de mais 20 anos de espera o Corpo de Bombeiros do Piauí, ganhou na manhã desta sexta-feira (21/08) a sua primeira Plataforma de Combate à Incêndio, veículo importado diretamente da Alemanha, com tecnologia finlandesa, que tem a capacidade de chegar até 60 metros de altura, para o resgate de vítimas e combate de incêndios em edifícios. Para muitos é a Escada Magirus, mas o próprio Corpo de Bombeiros diz que não é mais este o nome a ser usado.
De acordo com o coronel Francisco Barbosa, poucos estados do Brasil possuem um veículo com tanta tecnologia, quanto a Plataforma. O novo veículo adquirido pelo Corpo de Bombeiros, não é a tão conhecida Escada Magirus, que possui uma tecnologia inferior a nova aquisição dos bombeiros. R$ 4 milhões foi o valor que a Plataforma de Combate à Incêndio custou aos cofres federais e estaduais, sendo apenas 10% advindos do governo do estado.
Pesando 40 toneladas, a Plataforma - possui um cesto de trabalho com capacidade para oito pessoas, para facilitar o processo de resgate de possíveis vítimas e um esguicho para combater incêndios, nos respectivos andares que escada estiver acoplada. O veículo será entregue oficialmente aos piauienses pelo governador Wellington Dias, em data ainda não definida. Nos próximos dias, técnicos alemães ministrarão um curso para operação e manutenção do novo veículo
O Corpo de Bombeiros do Piauí ainda possui veículos desde a década de 60, ainda em pleno funcionamento. O próximo passo da corporação é buscar verbas para aquisição de veículos que tenham uma tecnologia, que reúna os veículos de salvamento, incêndio e resgate, em apenas um só – para atender melhor, os incêndios que ocorrerem no interior do estado.
180graus