
Oeiras: Festa do Vaqueiro só permitirá entrada de bebidas em garrafas plásticas
22/05/2025 - 18:09Prefeitura alerta: bebidas só em garrafas plásticas. Haverá revista em coolers, bolsas térmicas e isopores
Pequenas bonecas plásticas que ganham roupas em crochê e são transformadas em chaveiros, bijuterias, imãs de geladeiras e, ainda, servem para decorar porta chaveiros, porta-retratos e porta recados.
Essas habilidades manuais podem ser vistas e adquiridas na feira de artesanato montada para o 1º Festival da Uva de São João do PiauÃ, que acontece até domingo, 1º de fevereiro, na Praça Honório Santos, no centro da cidade, que está localizada a 482 quilômetros a sudeste da capital.
Dona Gorete Dias Alves é a artesã que produz esses objetos. "Antes eu trabalhava apenas transformando as bonequinhas em imãs de geladeira. Depois da consultoria que recebi do Sebrae passei a fabricar outros objetos", afirma a artesã com o entusiasmo estampado no rosto. Os preços das peças variam de R$ 3 a R$ 15.
Gorete e outras artesãs de São João do Piauà participaram das oficinas técnicas ministradas pelo Serviço de Apoio à s Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no PiauÃ, com o objetivo de despertar as potencialidades locais a serem apresentadas no festival.
Outra artesã bastante motivada com o que aprendeu nas consultorias técnicas é Quiraneide Lopes. Ela fazia bonecas de pano há mais de dez anos, era um hobby e uma forma de ganhar uma renda extra. A partir das oficinas do Sebrae, ela melhorou o produto e criou outros tipos de boneca. "Eu gostei muito do que aprendi e isso vai melhorar minha renda familiar. Ainda pretendo multiplicar o que aprendi para que outras pessoas possam garantir renda extra no final do mês", afirma Quiraneide.
Além dessa peças, o turista que visitar a feira vai poder ver e adquirir telas com pinturas que identificam a cidade e a região; camisetas pintadas à mão, bolsas e carteiras artesanais; bijuterias em crochê, pinturas em telha e garrafas, todos com ilustrações que lembram o principal motivo do festival, o cultivo da uva.
O trabalho do Sebrae no Piauà teve como principal foco o resgate cultural e o reforço da identidade regional nas peças desenvolvidas. A idéia é incentivar a produção artesanal na região e possibilitar a geração de postos de trabalho e incremento da renda familiar.
O Dia