
Oeiras: Festa do Vaqueiro só permitirá entrada de bebidas em garrafas plásticas
22/05/2025 - 18:09Prefeitura alerta: bebidas só em garrafas plásticas. Haverá revista em coolers, bolsas térmicas e isopores
Reunindo Arte, Informação e Negócios, a Semana de Moda de Teresina que tem início hoje (03), busca fortalecer o cenário da moda local e contribuir para a profissionalização do setor na região. A programação do evento, que acontece de 03 a 06 de dezembro no Piauí Center Moda, contará com desfiles, palestras e pontos culturais atraentes ao público que busca novidades e conhecimento.
Dentre os espaços de maior destaque devido à sua importância cultural e histórica, o estande do Poty Velho traz peças em cerâmica e madeira que homenageiam a cidade de Oeiras, localizada no Sul do estado. A primeira capital do Piauí é conhecida pela tradição religiosa e manifestações populares, que este ano, foi inspiração para os artesãos do Pólo Cerâmico do bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina.
Através da cerâmica vermelha, homens e mulheres utilizam técnicas de modelagem dando origem às belas peças do artesanato piauiense como mandalas, lamparinas, luminárias e castiçais. Arte santeira e miniaturas do tradicional Bumba-meu-boi também podem ser encontradas no espaço montado pela Fundação Wall Ferraz.
Uma das peças em cerâmica mais interessantes remete à tradicional procissão do fogaréu que acontece todos os anos em Oeiras e é composta exclusivamente por homens. Porém, por meio do artesanato, a manifestação apresentou caráter feminino e sua iconografia baseada nos castiçais. As peças expostas estão à venda no evento e têm valor que variam de R$ 5,00 a R$ 55,00.
A presidente da cooperativa de artesanato do bairro Poty Velho, Raimunda Teixeira, acredita que a participação dos artesãos na Semana da Moda de Teresina visa divulgar os aspectos culturais presentes em Oeiras e estimular a economia local. “Através dessa homenagem feita à primeira capital do Piauí, podemos proporcionar aos visitantes um pouco de conhecimento sobre a cultura dessa cidade gerando emprego e renda à comunidade do Poty”, explicou.
Olavo Braz, superintendente executivo da Fundação Wall Ferraz, destaca a importância do artesanato para a economia. “A arte e o artesanato vem se consolidando no Brasil e no resto do mundo como um forte segmento da economia criativa e vem tendo o estímulo através das agências multilaterais de fomento ao desenvolvimento sustentável”, declarou.
Ainda segundo Olavo Braz, em Teresina, existem 3 segmentos que ocupam lugar de destaque e merecem incentivo. “Arte santeira que é um patrimônio cultural do Brasil, a cerâmica vermelha através do artesanato e o bordado representado nas peças utilitárias”, listou.
Fonte: Secom
Edição: Lameck Valentim