
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O deputado federal Assis Carvalho (PT/PI) ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados para repudiar a atitude do deputado estadual Marcelo Ramos (PSB/AM). Ao criticar a gestão da Saúde do Amazonas, o parlamentar socialista disse que seu Estado natal não é “um Estado qualquer”, não é um Piauí.
Além de repudiar a declaração, Assis Carvalho pediu que o deputado Marcelo Ramos se retrate publicamente, explicando porque fez o comentário depreciativo contra o Piauí.
Entenda o caso
Ao repercutir uma reportagem em que pacientes foram flagrados aguardando atendimento em leitos improvisados em corredores e salas de espera das unidades de saúde, o deputado Marcelo Ramos - que é do PSB, mesmo partido do governador do Piauí, Wilson Martins - fez a seguinte declaração:
“Nós não estamos falando de um Estado qualquer, não estamos falando do Piauí, estamos falando de um Estado que é a quarta economia do País, um Estado riquíssimo”, disse Ramos.
Com esse comparativo, Ramos tentava rebater a afirmação do secretário de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim, de que a situação denunciada é normal em qualquer parte do mundo. No entendimento do parlamentar, é injustificável um Estado rico como o Amazonas ter uma saúde semelhante à do Piauí, dono da menor economia brasileira.
Na análise do parlamentar, que faz oposição ao governo do Amazonas, os problemas na Saúde não acontecem por escassez de recursos financeiros. As falhas são decorrentes, segundo eles, do modelo de investimos e administração da saúde pública.