
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O presidente do PT no Piauí, deputado federal Assis Carvalho, reafirmou que o candidato a presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores será Lula. O ex-presidente está preso há 40 dias.
“Lula é um preso político e, como preso político, a lei nos permite lançar o Lula pré-candidato a presidente, e o Partido dos Trabalhadores, por unanimidade. A sua direção já tinha decidido colocar o nome de Lula no dia 15 de agosto. A bancada federal, por unanimidade, e agora na reunião dos governadores de ontem, houve compreensão que não tem sentido Lula não ser candidato, até porque as pesquisas nos conduzem a isso. Então Lula é o nosso candidato e será registrado no dia 15 de agosto”, afirmou o deputado.
Assis Carvalho falou sobre a possibilidade de o TSE barrar o nome do ex-presidente por ficha suja. “Dificilmente o TSE fará isso, porque você pode até olhar a manifestação da Carmem Lúcia [Presidente do STF] de ontem desautorizando o ministro que afirmou que poderia barrar de ofício, e aí ela disse que ele nem pode falar isso porque a lei faculta o direito de registrar. Nós temos 120 prefeitos condenados em segunda instancia dirigindo por liminar legalmente pelo país. Então enquanto houver recursos, você tem o direito de se candidatar. Claro que até o dia 17 de setembro nós temos a decisão a ser tomada, e cabe ao Lula tomar uma decisão e se após o dia 17 de setembro, substituir um candidato, ele continuará candidato ou ele decide se vai para as urnas”, disse.
Com o ex-presidente preso, quem fará a campanha? “Milhões de Lulas", diz. E acrescenta: "O presidente disse que a prisão política dele faz com que ele ande pelas nossas pernas e fale pelas nossas bocas. Não é só o Lula, porque hoje nós somos milhões e é por isso que o Lula está disparadamente nas pesquisas com mais de 40 dias preso, e está o dobro do segundo colocado”, disse.
O deputado também explicou como será o pré-lançamento da campanha de Lula, previsto para o dia 09 de junho. “O pré-lançamento será dia 09 de junho em Belo Horizonte. O que nós vamos fazer agora dia 27 nós chamamos de ‘aquecimento’, onde houver um diretório do PT se junta 20/30 pessoas para dizer naquele município que o Lula é pré-candidato, com direito previsto em lei”, declarou.