
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira Raízes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Sem show, e goleada, mas novamente com o ataque funcionando, o Santos garantiu a classificação para as semifinais do Campeonato Paulista, na noite desta quinta-feira. O alvinegro venceu o Botafogo-SP, por 4 a 2, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em partida válida pela 16ª rodada.
Com 38 pontos, o Santos mantém a liderança da competição, e os dois pontos de vantagem para o Santo André, que bateu o Monte Azul por 3 a 0, nesta quinta. Já o Botafogo-SP vê suas chance de classificação reduzida. A equipe está na sétima colocação, com 25 pontos, três de distância para a Portuguesa, atual quarta colocada.
O melhor ataque da competição, com 49 gols, superou a então melhor defesa, agora com 18 gols sofridos. Os meias santistas, Paulo Henrique Ganso e Marquinhos, e o atacante Zé Eduardo garantiram o triunfo ao marcarem os gols da equipe. Ademir Sopa (de pênalti) e Adriano descontaram para o adversário.
O poderoso ataque santista teve dificuldades para criar boas oportunidades na primeira etapa, diante da até então melhor defesa do campeonato. Em uma das poucas chances, a equipe ainda foi prejudicada por um erro do árbitro Edson Reis Pavani Júnior. Ele anulou um gol de Paulo Henrique Ganso, aos 8 minutos, marcando impedimento, na jogada em que aproveitou o rebote do goleiro em um chute de Madson para marcar. No momento da finalização do atacante santista, Ganso tinha condição de jogo.
O jogo foi truncado durante boa parte da primeira etapa. O Santos insistia em jogadas com o centroavante André. Bem marcado, o artilheiro do time teve dificuldades de mobilidade e pouco contribuiu para a equipe nos 45 minutos iniciais.
Somente poucos minutos antes do intervalo, a partida ganhou em emoção. Aos 41 minutos, Ganso acertou um belo chute de fora da área para abrir o placar.
“O gramado está escorregadio e o jeito é chutar de fora da área. Pensei nisso durante o jogo, e fui feliz no chute. A bola foi deslizando até o gol” comentou o meia alvinegro.
Dois minutos depois, Edu Dracena derrubou Adriano dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. O time mandante conseguiu o empate com Ademir Sopa cobrando forte no canto direito de Felipe. A partida foi para o intervalo empatada em 1 a 1.
Para a segunda etapa, ambas as equipes retornaram sem nenhuma modificação. O panorama do confronto também não foi alterado. Um duelo truncado com gols em sequência. O Santos marcou o segundo, aos 12, minutos com Marquinhos desviando cruzamento de Madson. O time do interior novamente empatou dois minutos depois. Desta vez, com Adriano de cabeça.
Com maior tempo para reabilitação, o alvinegro não desanimou. Tanto que aos 17 minutos, Marquinhos voltou a marcar. Ele aproveitou cobrança de falta de George Lucas pela direita para cabecear no canto direito de Wéverton.
Cansado, Marquinhos deixou a equipe aos 26 minutos para a entrada de Rodriguinho. Dorival Júnior demonstrava satisfação com o resultado e trancava a equipe. O time passou a jogar com três volantes. O quarto jogador da posição, Roberto Brum, entrou dois minutos depois, porém, para atuar improvisado na lateral-direita no lugar de George Lucas.
O Santos sofreu poucas ameaças da equipe mandante nos minutos restantes, e ainda conseguiu marcar o quarto gol, aos 44 minutos, com Zé Eduardo, o último a entrar em campo, pouco antes.
Na próxima rodada, a antepenúltima da competição, o Santos encara o Monte Azul, domingo, às 18h30min, na Vila Belmiro. Já o Botafogo-SP joga no mesmo horário, contra o Sertãozinho, novamente no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
PRINCIPAIS LANCES
PRIMEIRO TEMPO
2min – Durval falha na frente de Adriano. O atacante rouba a bola e chuta forte de fora da área. A bola passa perto da trave esquerda de Felipe.
28min – Willian chuta de fora da área e assusta Felipe. A bola passa rente a trave direita do goleiro.
39min – Arouca faz bela jogada pela direita, e rola para André chutar. O atacante pega mal na bola, e ela sai pela linha de fundo
41min – GOOOOOOOLLLLL DO SANTOS!!!Arouca rola para Paulo Henrique Ganso. O meia chuta forte, cruzado, de fora da área e abre o placar.
44min – GOOLLLLLLLLLLLL DO BOTAFOGO!!! Edu Dracena derruba Adriano na área. O árbitro assinala pênalti. Na cobrança, Ademir Sopa bate forte no canto esquerdo de Felipe e empata o jogo.
SEGUNDO TEMPO
12min - GOOOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Madson cruza para área, e Marquinhos, com um leve desvio de perna direita, faz o segundo gol santista.
14min - GOOLLLLLLLLLLLL DO BOTAFOGO!!! Adriano aproveita cruzamento e cabeceia forte no canto esquerdo de Felipe.
17min – GOOOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! George Lucas cruza a bola em cobrança de falta pelo lado direito, e Marquinhos mergulha de cabeça para marcar o terceiro gol santista.
37min - Madson deixa Rodrigo Mancha na cara do gol, mas o volante chuta em cima de Wéverton, que desvia para escanteio.
44min – GOOOOOOOLLLLL DO SANTOS!!! Em contra-ataque rápido, Zé Eduardo recebe em velocidade, limpa o zagueiro, e chuta forte no canto direito de Wéverton
BOTAFOGO-SP 2 x 4 SANTOS
BOTAFOGO-SP
Wéverton; Jonas, Cleiton, Leandro Amaro e Andrezinho; Augusto Recife, Rodrigo Pontes, Ademir Sopa e João Henrique; William (André Neles) e Adriano (Malaquias).
Técnico: José Galli Neto.
SANTOS
Felipe; George Lucas (Roberto Brum), Durval, Edu Dracena, Pará; Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos (Rodriguinho), Paulo Henrique Ganso; Madson (Zé Eduardo) e André.
Técnico: Dorival Júnior
Data: 25/03/2010 (quinta-feira)
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Árbitro: Edson Reis Pavani Júnior
Auxiliares: Maria Eliza Correia Barbosa e Daniel Paulo Ziolli
Cartões amarelos: Rodrigo Pontes, Adriano, João Henrique, Augusto Recife e Jonas (BOT); Edu Dracena e Rodrigo Mancha (SAN).
Gols: Paulo Henrique Ganso, aos 41 minutos, Ademir Sopa, aos 44 minutos do primeiro tempo ; Marquinhos, aos 12 minutos, Adriano, aos 14minutos, Marquinhos, aos 17 minutos e Zé Eduardo, aos 44 minutos do segundo tempo.