A atleta piauiense Maria Cunha conquistou, no sábado (22), a medalha de prata na canoagem C2 500m ao lado de Lorrane Santos, nos Jogos Pan-Americanos Júnior, em Assunção, no Paraguai. A dupla completou a prova em 2 minutos e 26 segundos (2:26.99).
As atletas destacaram o papel da torcida na conquista. Lorrane contou que a largada não foi boa: “A gente largou bem atrás. Mas, na empolgação da galera gritando, nós arrancamos e ganhamos o segundo lugar”. Maria relatou que a remada só encaixou após os 300m de prova: “A prova foi muito intensa. Quando vimos que poderíamos alcançar uma colocação, começamos a remar mais forte para tentar o segundo lugar”.
Maria Cunha iniciou sua trajetória na escola de canoagem Iporanga, em José de Freitas (PI), onde treina no Açude do Bezerro. Conhecida como Bibi, recebeu homenagens da escola em publicação nas redes sociais: “Como é lindo ver a Maria em grande desempenho. Parabéns para nossa linda Bibi”.
O desempenho da atleta é apoiado pelo Bolsa Atleta estadual, que auxilia nas despesas da modalidade. A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, destacou o incentivo oferecido: “Apoiamos e patrocinamos atletas como a Bibi visando o alto rendimento e a criação de oportunidades para a formação desses atletas. O Programa do Governo do Estado do Piauí, desempenhado por nossa equipe da Secepi, é parte fundamental desse desempenho”.
No quadro geral, o Brasil encerrou a competição em primeiro lugar, com 175 medalhas (70 de ouro, 50 de prata e 55 de bronze), entre elas a prata conquistada por Maria Cunha. Os Estados Unidos ficaram na segunda colocação, com 142 medalhas (54 de ouro, 42 de prata e 46 de bronze).
Os Jogos Pan-Americanos Júnior foram realizados de 9 a 23 de agosto, reunindo 4 mil atletas de 41 países. A competição é considerada uma preparação para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.