
Morre Francisco do Nascimento, uma das vítimas do acidente na avenida Transamazônica em Oeiras
14/05/2025 - 06:59Homem de 43 anos faleceu durante a madrugada após sofrer parada cardiorrespiratória na UPA; outro envolvido permanece intubado
Ronco de motores, buzinas e jingles publicitários dão o tom cotidiano da Frei Serafim, uma das avenidas mais movimentadas de Teresina. E quando a orquestra desafinada do trânsito soma-se ao entrançado de pessoas e às temperaturas “escaldantes” da capital piauiense, a avenida transforma-se em um ambiente quase desagradável, difícil de querer permanecer.
Beethoven e suas sinfonias, os astros da Jovem Guarda e da MPB, Tom Jobim, João Gilberto e a turma da Bossa Nova, e a linha de frente da música piauiense serão organizados para fazer frente a essa barulheira. De cima dos postes de concreto, as melodias e vozes ressoarão pela avenida, tornando a “Frei Serafim mais confortável [aos ouvidos]”, prevê Manoel Messias Carneiro, Superintendente Executivo da SDU Centro-Norte.
Isso pode acontecer após a instalação de 45 caixas de som ao longo do passeio central da avenida e a montagem de uma central de controle em uma sala no subterrâneo do Metropolitan Hotel. Orçado em oito mil reais, o projeto vai abranger a área que vai da parte de trás da Igreja São Benedito e segue até o cruzamento da Frei Serafim com a rua Coelho de Resende.
A previsão é que até o final do mês o sistema esteja pronto para entrar em operação. Ribeiro Júnior, técnico em som e responsável pela elaboração do projeto, fala que as músicas reproduzidas serão cuidadosamente selecionadas. A idéia é ajudar as pessoas a relaxarem e não dar à avenida um clima de festa. “Se você colocar uma swingueira pra tocar ali às 10 horas da manhã, os estudantes vão comprar bebida e vão lá pra se divertir", brinca.
Fonte: Acesse Piauí