Éffeta
Bispo de Oeiras, Dom Edilson Nobre participa de audiência com o Papa Francisco em Roma
Durante a visita o grupo de sacerdotes participam de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos PontifÃcios e Comissões.
Por: Da Redação em 15/05/2022 - 15:57
 O Bispo da diocese de Oeiras Dom Edilson Soares Nobre, esteve nesta quinta-feira,12, em audiência com o Papa Francisco, em Roma. O lÃder da igreja católica da diocese de Oeiras participa da visita Ad Limina Apostolorum, no Vaticano, juntamente com os bispos do PiauÃ, que compõem o Regional Nordeste IV da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A visita acontece no perÃodo de 08 a 15 de maio juntamente com os bispos do Ceará (Regional Nordeste I).
Â
Do latim, o termo Ad Limina Apostolorum significa "no limiar dos apóstolos". Ou seja, os bispos, que hoje são os sucessores dos apóstolos, estarão no limiar, na soleira, à s portas da BasÃlica de São Pedro.
Â
Durante a visita o grupo de sacerdotes participam de reuniões e encontros em diversos Dicastérios, Congregações, Conselhos PontifÃcios e Comissões.
Â
Partiram do Piauà ao Vaticano os 8 bispos, de todas as Dioceses do Regional: Dom Jacinto de Brito Furtado, arcebispo de Teresina; Dom Juarez Sousa da Silva, bispo de ParnaÃba; Dom Francisco de Assis Gabriel dos Santos, bispo de Campo Maior; Dom Edivalter Andrade, bispo de Floriano; Dom Edilson Nobre, bispo de Oeiras; Dom PlÃnio Luz, bispo de Picos; Dom Eduardo Zielski, bispo de São Raimundo Nonato e Dom Marcos Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurgueia.
Â
Nesta quinta-feira,12, quarto dia de programação da Visita Ad Limina dos Bispos do Piauà e do Ceará, em Roma, o grupo de 20 bispos participou da Audiência com o Papa Francisco, no Vaticano. Em seu discurso, o Santo Padre destacou a palavra "proximidade" como atitude essencial para os bispos.
Â
O bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Nobre, explica que o Papa exortou o episcopado a uma maior proximidade com Deus e com o povo:
Â
"Foi um encontro marcante, um momento intenso, no qual tivemos a oportunidade, por mais de duas horas, de estar diante do Papa, ocasião em que apresentamos as nossas inquietações, de uma forma muito espontânea. O Santo Padre chamou a atenção para a importância da proximidade em nossas relações (entre bispos e Igreja) e reiterou esse pedido, porque, de fato, essa proximidade é a centralidade da evangelização", disse.
Â
Ainda de acordo com Dom Edilson, a Audiência com o Papa representou uma oportunidade de renovação e de ressignificação do Ministério dos bispos, através da comunhão fraterna e do fortalecimento de vÃnculos com a Igreja e todo o povo de Deus:
Â
"Foi um encontro muito gratificante e enriquecedor para todos nós, estar diante daquele que ocupa do lugar de Pedro. Esta visita nos ajudou a renovar a alma e fortalecer os vÃnculos necessários para a catolicidade da Igreja. Ao fim da visita, o Santo Padre ainda dirigiu uma benção especial ao povo do Piauà e do Ceará, e nos encorajou a assumir os desafios e as responsabilidades do Ministério. Eu diria que foi o dia da graça", completa.
Â
Â
*Com informações de CNBB