
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O Ministério Público Eleitoral, a Justiça Eleitoral, as policias Civil, Militar e Federal e o Exército discutiram ontem, a operação que será desencadeada a partir deste sábado, para evitar a boca de urna, compra de votos, distribuição ilegal de material de campanha e outros crimes que possam ser cometidos no dia da eleição. A reunião, na sede do Tribunal Regional Eleitoral, serviu para que fossem traçados todos os esquemas para garantir a lisura do pleito.
Mais de cinco mil homens do Exército, Polícia Militar e Polícia Civil estão sendo mobilizados para fazer a segurança das eleições no interior do Piauí. Somente o Exército está mobilizando 2,6 mil homens para a segurança em 104 municípios do Estado. A Polícia Militar vai mobilizar 2,3 mil homens entre praças e oficiais para executarem o plano de segurança autorizado pela Justiça Eleitoral.
A Secretaria de Segurança ainda está mobilizando mais de 40 delegados especiais para atuarem nas cidades que pediram reforço de tropas federais. O coronel João Loureiro, comandante do 25º Batalhão de Caçadores, revelou que os homens começam a chegar no interior a partir de amanhã para fazerem alojamento e levantarem a região que será protegida.
O Exército convocou tropas do Ceará, Maranhão e Pernambuco, além das do Piauí, do 2º BEC, 3º BEC e 25º BC, para mobilizar cerca de 2,6 mil homens em 104 municípios.
Segundo o coronel, não haverá concentração de tropas em Teresina. Não foi requisitada segurança para a capital. Os homens que estão vindo de outros estados irão direto para os municípios que requisitaram as forças federais e que foram homologados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ainda não foram definidos quantos homens irão para cada cidade. Isto está sendo observado pela população, eleitorado e o número de locais de votação em cada município. O Exército já está fazendo o reconhecimento dos locais e coletando informações junto ao juiz eleitoral de cada zona eleitoral.
Procurador vai monitorar municípios
O procurador regional eleitoral, Kelston Lages, afirmou que haverá moni-toramento de vários municípios durante a eleição para evitar as bocas de urna, transporte e alimentação de eleitores, compra de votos e distribuição de material de campanha de forma abusiva. Ele demonstrou preocupação em alguns municípios que precisarão de reforço especial como Nossa Senhora dos Remédios, Castelo do Piauí e Parnaíba.
Kelston Lages afirmou que ficará de plantão e fará rondas para monitorar o pleito. “Se for o caso iremos até os municípios para assegurar a apuração dos fatos e dar apoio ao promotor eleitoral. Se for o caso, andaremos acompanhados da Polícia Federal”, adiantou Kelston Lages.
O procurador assegurou que no dia da eleição todos os promotores eleitorais estarão de plantão. Ele disse que estarão à disposição de todos os promotores eleitorais para qualquer eventualidade.
Na capital são quatro promotores, “mas ficaremos coordenando o pessoal na capital e no interior. Nos municípios que tiver problemas mais graves, há possibilidade de nos deslocarmos até o interior”, adiantou.
Ele alertou que os candidatos devem se comportar como pessoa preocupada com a lisura do processo eleitoral. “Até o presente momento é uma avaliação positiva e esperamos que este quadro seja mantido até o dia da eleição”, finalizou o procurador.
Fonte: Diário do Povo