'Bom Dia Brasil' mostra dificuldades de pacientes de Oeiras com transporte para tratamento médico
  
 Uma reportagem exibida pelo jornalístico Bom Dia Brasil da Rede Globo, mostrou as principais dificuldades que pacientes de Oeiras que necessitam de tratamento como a hemodiálise, passam para se deslocar aos hospitais capazes de realizar o procedimento pelo SUS, no Piauí.  
A reportagem mostra as dificuldades de pacientes que viajam mais de 80 km três vezes por semana de Oeiras a Picos para fazer hemodiálise. O transporte é custeado pelo estado, por conta de um programa do SUS, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). 
Em teoria, ele garante aos pacientes o transporte de casa até o local do tratamento, porém, a quatro meses o pagamento dos motoristas está atrasado.
Além da falta de pagamento do transporte, os pacientes também estão sem receber uma ajuda de custo para pagar gastos com a alimentação durante as viagens.
No Piauí, apenas seis municípios têm clínicas de hemodiálise credenciada. A estimativa da Associação dos Pacientes Renais do Estado é que cerca de mil pessoas façam o tratamento fora do domicílio, e denuncia que muitos estão faltando às sessões por falta de repasse.
O repasse prejudica não só os pacientes crônicos, mas também qualquer pessoa que precisa fazer algum tipo de tratamento médico fora da cidade que reside, incluindo assim pacientes com câncer, transplantados e com problemas neurológicos.
A secretaria de Saúde do Piauí informou que está concluindo o pagamento de dois meses que estão atrasados, e que está se esforçando para manter o calendário regular.