
Carreta tomba na BR-230 em Oeiras e deixa pista parcialmente obstruída
03/08/2025 - 14:14Carreta tomba na BR-230 em Oeiras e deixa pista parcialmente obstruída
Uma reportagem exibida pelo jornalístico Bom Dia Brasil da Rede Globo, mostrou as principais dificuldades que pacientes de Oeiras que necessitam de tratamento como a hemodiálise, passam para se deslocar aos hospitais capazes de realizar o procedimento pelo SUS, no Piauí.
A reportagem mostra as dificuldades de pacientes que viajam mais de 80 km três vezes por semana de Oeiras a Picos para fazer hemodiálise. O transporte é custeado pelo estado, por conta de um programa do SUS, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Em teoria, ele garante aos pacientes o transporte de casa até o local do tratamento, porém, a quatro meses o pagamento dos motoristas está atrasado.
Além da falta de pagamento do transporte, os pacientes também estão sem receber uma ajuda de custo para pagar gastos com a alimentação durante as viagens.
No Piauí, apenas seis municípios têm clínicas de hemodiálise credenciada. A estimativa da Associação dos Pacientes Renais do Estado é que cerca de mil pessoas façam o tratamento fora do domicílio, e denuncia que muitos estão faltando às sessões por falta de repasse.
O repasse prejudica não só os pacientes crônicos, mas também qualquer pessoa que precisa fazer algum tipo de tratamento médico fora da cidade que reside, incluindo assim pacientes com câncer, transplantados e com problemas neurológicos.
A secretaria de Saúde do Piauí informou que está concluindo o pagamento de dois meses que estão atrasados, e que está se esforçando para manter o calendário regular.