
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
*Sânia Mary Mendes Mesquita de Sousa Santos
Sem sombra de dúvidas, em Oeiras, o mais belo amanhecer é o da sexta-feira de Passos. Na lembrança trazemos fresca a memória da caminhada realizada na noite anterior, rumo à “doce colina”, em que o Bom Jesus se refugia para orar e meditar.
Ao acordarmos na sexta-feira de Passos já escutamos o toque choroso do sino da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, a nos convidar para a missa das 07h. A essa altura milhares de romeiros já chegaram e outros tantos estão chegando à velha Vila do Mocha, trazendo “promessas a pagar”, penitências a cumprir, agradecimentos a fazer... mas todos com muita fé. Uns vêm de longe, outros de perto, algumas caravanas partem das vizinhas cidades em caminhada que invade a madrugada, em oração e penitência, para romperem o dia na terra do Bom Jesus dos Passos.
Quando a Igreja do Rosário (nosso “Horto das Oliveiras”) se abre, a multidão de fiéis acorre ao encontro da imagem do Bom Jesus dos Passos coberto com suas vestes roxas, tendo o semblante sereno e confiante, mesmo que sobre seus ombros pese o madeiro que lhe servirá de instrumento de morte e ressurreição.
Todos nós sabemos que ali se encontra apenas um ícone, uma representação do Salvador, do Deus humanado que se encarnou para nos redimir de nossos pecados. Mesmo assim, é impossível se achegar à imagem do Bom Jesus dos Passos sem se emocionar. Ela é quase humana e representa muito bem nossas dores, lamentos e perseguições sofridas.
Desde que “me entendo por gente”, como se diz por estes sertões, acompanho o Bom Jesus dos Passos e sou devotada a essa manifestação pura de fé no Deus Vivo e Verdadeiro que habita em cada um de nós. Mas não consigo conter a emoção ao me aproximar da imagem do Bom Jesus dos Passos, por tudo que ela significa para nossa fé.
Hoje não foi diferente, ao me encontrar frente a frente com aquele rosto manso e humilde, acolhendo os de perto e os de longe, os fortes e os fracos, todos os que percebem a grandeza de Deus, a emoção aflorou mais uma vez. Bom Jesus dos Passos está com seu olhar e sua mão voltados para nós, como a nos dizer: “vem, segue-me, segura minha mão, confia em mim, filho, estou aqui para te receber em meu coração, foi por ti que realizei todas essas coisas, foi por ti que me entreguei plenamente”. E é essa fé apaixonante que nos mantém vivos e em constante evolução.
A velha urbe já se encontra totalmente tomada, como se um enorme manto roxo a cobrisse, é a cor do Bom Jesus. Seus devotos demonstram a humildade e a perseverança dos pequenos, e é com isso que mais me identifico, com a simplicidade dessas pessoas que deixam seus afazeres para demonstrar sua fé, “pagar suas promessas”, agradecer e render louvores ao Deus Humanado, que se entregou por nós.
Minha oração neste dia é para que o Bom Jesus dos Passos oriente nossos passos, hoje e sempre, pela promoção do bem e da justiça, e nos cubra com as bênçãos da paz e da saúde. Amém. Uma abençoada Semana Santa a todos.
*Sânia Mary Mendes Mesquita de Sousa Santos é advogada