Esporte
Botafogo visita o Guarani tentando acabar com seca de vitórias
Por: em 06/10/2010 - 09:30
O Botafogo visita o Guarani nesta quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo é considerado fundamental para o Glorioso, que vem de um empate por 1 a 1 com o Flamengo e não vence há seis confrontos. Os cariocas têm 42 pontos e querem se manter vivos na luta por uma vaga na próxima Copa Libertadores.
Já o Bugre tenta se reerguer após duas derrotas maiúsculas, por 4 a 2 para o lanterna Grêmio-SP e por 3 a 0 para o Internacional. Ganhar se tornou fundamental para os campineiros, haja vista que, com 33 pontos, o time começa a se aproximar perigosamente da zona de rebaixamento. No primeiro turno, as duas equipes empataram por 1 a 1.
Joel Santana, técnico do Botafogo, pediu aos seus jogadores o máximo de concentração no duelo desta quarta-feira. O Alvinegro vem perdendo pontos importantes pela falta de atenção de seus atletas. Foi assim nos empates com Corinthians (2 a 2), Grêmio (2 a 2) e Atlético-PR (1 a 1), quando os cariocas sofreram a igualdade no fim do segundo tempo. No jogo passado mesmo, um pênalti desnecessário acabou decretando o 1 a 1 com o Flamengo.
“Nós sabemos que o Campeonato Brasileiro não dá espaço para muitos erros, principalmente aqueles que estamos escolados e que não podem ficar se repetindo. O confronto contra o Guarani ganhou ainda mais importância porque deixamos de conquistar pontos importantes. Agora temos que conquistar o resultado positivo para começarmos a recuperar esse prejuízo na pontuação”, afirmou Joel.
O treinador vem trabalhando o aspecto psicológico de seus comandados para mostrar que é possível a conquista de uma vaga na Copa Libertadores. Até porque, nos corredores da CBF, comenta-se que a entidade conseguirá recuperar a vaga perdida no torneio continental, premiando assim o quarto colocado do Brasileirão.
“O Botafogo precisa estar ligado e atento para conseguir a melhor colocação possível no Campeonato Brasileiro. Independentemente de se classificarem três ou quatro times, precisamos nos manter na briga até o fim e conseguir essa classificação. A vaga na Libertadores é um desejo da torcida e precisamos batalhar por isso”, afirmou o zagueiro Danny Morais.
Como de costume, fato que vem se repetindo nos últimos jogos, o Botafogo vai jogar muito desfalcado contra o Guarani. O maior problema é que Joel Santana perdeu seus dois únicos laterais do elenco. Alessandro, que joga pelo lado direito, vai ter que cumprir suspensão porque foi expulso no empate com o Flamengo. Já o canhoto Marcelo Cordeiro recebeu o terceiro cartão amarelo no clássico e também está suspenso. Os volantes Túlio Souza e Somália serão improvidados nas laterais. O primeiro pelo lado direito e o segundo no setor esquerdo.
O zagueiro Fábio Ferreira deixou o jogo contra o Flamengo no segundo tempo, reclamando de fortes dores no joelho direito – ele sofreu grave lesão e não joga mais esse ano. Dessa maneira, a zaga será composta por Danny Morais, Antônio Carlos, que volta de suspensão, e Márcio Rosário, que agradou diante do Flamengo. Com isso, Leandro Guerreiro e Fahel, outro que retorna de suspensão, atuarão no meio-campo. A lista de desfalques aumenta porque o goleiro Jéfferson se apresentou nesta segunda-feira à seleção brasileira. Renan vai ser o substituto.
No ataque o argentino Herrera volta de suspensão e vai formar dupla de frente com o uruguaio Loco Abreu, uma vez que Jobson segue de fora por conta de dores na coxa direita.
Pelo lado do Guarani, o técnico Vágner Mancini se mostra confiante em um resultado positivo dentro de casa, pois acredita que seus jogadores têm condições de inverter a situação negativo dos duelos como visitante.
“Nós estamos vindo de dois resultados que não eram esperados, pela maneira como a equipe perdeu. Mas o Campeonato Brasileiro não permite muito tempo para ficarmos nos lamentando, pois esse compromisso com o Botafogo é fundamental para o nosso planejamento na competição. O Guarani tem sido um time muito forte quando atua em Campinas, ao lado de seus torcedores. Portanto, vamos continuar acreditando que a vitória nesta quarta poderá ser conquistada”, disse Mancini.
Para este jogo, o Bugre não poderá contar com o meia Mário Lúcio, que vai cumprir suspensão por ter sido expulso contra o Internacional, e nem com o atacante Mazola, suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de sua expulsão na derrota de 4 a 2 para o Cruzeiro. Com isso, Diego Barboza ganha a vaga no meio-campo, enquanto o novo companheiro de ataque de Ricardo Xavier será Reinaldo, que retorna após cumprir suspensão.
O Guarani ainda não perdeu para equipes cariocas no Brasileirão. Atuando em Campinas, bateu Flamengo e Fluminense por 2 a 1 e o Vasco por 1 a 0. Já na capital carioca, bateu os vascaínos por 1 a 0 e empatou por 1 a 1 com o Botafogo. Porém, a tarefa do Bugre dessa vez não será muito tranquila, já que os botaguenses ainda não foram derrotados por equipes paulistas neste Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
GUARANI-SP x BOTAFOGO-RJ
Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 6 de outubro de 2010 (Quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Assistentes: Julio Cesar Santos (RS) e José Silveira (RS)
GUARANI: Douglas; Rodrigo Heffner, Fabão, Ailson e Marcio Careca; Renan, Paulo Roberto, Baiano e Diego Barboza; Ricardo Xavier e Reinaldo
Técnico: Vágner Mancini
BOTAFOGO: Renan; Antônio Carlos, Danny Morais e Márcio Rosário; Túlio Souza, Leandro Guerreiro, Fahel, Lucio Flávio e Marcelo Cordeiro; Edno e Herrera.