
Oeiras sedia I Encontro dos Núcleos de Capoeira RaÃzes do Brasil
02/05/2025 - 10:10Evento reuniu grupos locais e convidados, com apoio da Prefeitura de Oeiras e instituições parceiras
Em fase final de preparação para o Grand Prix, a seleção brasileira feminina de vôlei encarou a Alemanha nesta terça-feira em duelo amistoso, em Belo Horizonte. A equipe comandada por José Roberto Guimarães superou o ‘apagão’ sofrido no segundo set e venceu com tranquilidade por 3 a 1 (25-21, 18-25, 25-15 e 25-18).
As duas equipes voltam a se enfrentar nesta quarta-feira em novo amistoso na capital mineira. As partidas fazem parte da fase final de preparação do Brasil para o Grand Prix. A equipe verde-amarela inicia a busca pelo nono tÃtulo da competição anual no dia 6 de agosto, em São Carlos (SP).
Com quatro vitórias sobre o Japão em Natal e Maceió, o Brasil segue com 100% de aproveitamento em 2010. O triunfo sobre a Alemanha nesta terça-feira também assegurou o bom retrospecto recente contra as germânicas. No ano passado as duas seleções se enfrentaram quatro vezes e a equipe verde-amarela venceu todas.
Com Paula Pequeno no banco de reservas, José Roberto Guimarães iniciou a partida com a levantadora Dani Lins, as ponteiras Mari e Jaqueline, as centrais Fabiana e ThaÃsa, a oposta Sheilla, além da lÃbero Fabi.
Já no primeiro set, o time brasileiro sobrou no bloqueio (cinco pontos contra apenas um das alemãs). As europeias iam virando suas bolas e perseguiam de perto as donas da casa. No entanto, após boa passagem de Dani Lins pelo saque, as anfitriãs abriram cômoda vantagem e passaram a administrar até fechar em 25-21.
Erros brasileiros logo no inÃcio da segunda parcial colocaram as comandadas de Zé Roberto na condição de perseguidoras durante todo o set. O técnico tirou Sheilla da partida e colocou Natália. A jovem jogadora teve atuação destacada, mas o Brasil não conseguiu reverter o placar e viu as alemãs empatarem (18-25).
O ‘apagão’ do segundo set foi facilmente superado na parcial seguinte. A oposta Sheilla voltou para a quadra com postura diferente e foi a melhor jogadora do perÃodo. Ela comandou a equipe brasileira na fácil vitória por 25-15 com bons ataques, ainda teve longa passagem pelo saque e fechou o set com uma bonita largadinha.
Com a tranquila vantagem obtida já no inÃcio da quarta parcial – o Brasil foi para o primeiro tempo técnico com vantagem de 8-2 -, o técnico Zé Roberto aproveitou para colocar as reservas em quadra. A torcida pedia Paula Pequeno, mas não foi atendida. O treinador colocou a levantadora FabÃola e Natália. Mesmo com o time modificado, a equipe verde-amarela fechou em 25-18.