
Mesatenista oeirense conquista medalha de bronze pela Seleção Brasileira de Tênis de Mesa
28/03/2025 - 17:20O atleta está invicto na competição com três vitórias nos três jogos da primeira etapa do torneio.
O Grêmio venceu em casa o São Paulo por 4 a 2 nesta quarta-feira, no estádio OlÃmpico, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho chegou aos 36 pontos, ultrapassou o próprio rival e foi à nona posição. Já o São Paulo permaneceu com 34 pontos e caiu para o décimo lugar.
Pelo time de Porto Alegre, os gols foram marcados por pelo ex-são-paulino André Lima (duas vezes), Jonas (artilheiro do Campeonato com 14 gols) e Diego. Já o goleiro Rogério Ceni, convertendo pênalti, e Marlos, em boa jogada individual marcaram para o clube paulista.
A arbitragem foi um dos pontos polêmicos. Quando o jogo já estava 2 a 0 para o Grêmio, o São Paulo diminuiu com um pênalti duvidoso, em infração negada até por Rogério Ceni, que converteu a cobrança. Na etapa final, foi a vez do Grêmio ter um pênalti, em lance de bola na mão de um zagueiro são-paulino.
Há duas rodadas, o Grêmio não vencia no OlÃmpico. Com ótimo retrospecto como mandante e péssimo como visitante desde o último Brasileiro, a sina do time gaúcho havia se invertido nas últimas rodadas, quando empatou com Flamengo e perdeu para o Palmeiras em casa.
Já o São Paulo sofreu sua segunda derrota seguida por três gols ou mais na competição. No sábado, foi derrota por 3 a 0 em pleno Morumbi para o Goiás, que luta contra o rebaixamento. Antes disso, a instável equipe vinha de duas vitórias seguidas, contra Palmeiras e Guarani.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o Vitória e o São Paulo continua no SUl, onde visita o AvaÃ. Ambas as partidas acontecem neste sábado.
O jogo
Os dois times vieram com surpresas de última hora. Renato Gaúcho escalou o Grêmio com o beque Paulão em vez do anunciado meia Roberson, passando o zagueiro Vilson para a primeira função do meio-campo. Já o São Paulo teve Jean cortado instantes antes da partida, com amigdalite. Rodrigo Souto atuou como ala pela direita em seu lugar. Dagoberto começou no banco de reservas, em favor de Marlos.
O São Paulo começou tocando bola no campo gremista. Lúcio e Vilson, improvisados no meio do time gaúcho, demoraram até encontrar o posicionamento ideal. A primeira chance veio aos nove minutos, quando Thiago Carleto bateu falta com força, próximo ao travessão de Victor.
O Grêmio cresceu quando descobriu a possibilidade de atacar com Lúcio, pela meia esquerda. Aos 15, Jonas fez belo cruzamento da esquerda, André Lima subiu mais que Miranda e tocou de cabeça por cima. No minuto seguinte, grande lance do artilheiro do Brasileiro: Jonas achou Lúcio com um lançamento cruzado. A equipe da casa pressionava e tomou o controle do jogo a partir daÃ.
O gol gaúcho estava amadurecendo. Aos 27, Jonas recebeu na área, driblou Miranda e chutou. A bola voltou para o atacante gremista, que não conseguiu concluir porque Rogério Ceni saiu a seus pés. Dois minutos depois, não teve jeito: Lúcio bateu escanteio no segundo pau, Jonas escorou para o centro da área e André Lima tocou para o gol na pequena área.
O São Paulo, que já não vinha bem, sentiu o gol. O time de Sérgio Baresi errava muitos passes e não ameaçava Victor. Aos 39, Lúcio bateu falta e André Lima apareceu livre para fazer 2 a 0. Na sequência, Marlos forçou a queda na área, mas o árbitro Ricardo Marques Ribeiro marcou pênalti. Rogério Ceni deslocou Victor e descontou o placar. O primeiro tempo terminou fervendo. Aos 45, quase o terceiro gol gremista: Edilson bateu falta e a bola raspou a trave são-paulina.
O segundo tempo começou quente, com o Grêmio disposto a matar o jogo. Após sofrer investida são-paulina, os gaúchos responderam com Jonas, que lançou GÃlson na área, mas a zaga evitou o arremate. No lance seguinte, o artilheiro recebeu na área e girou, mas Rogério Ceni pegou o chute. Aos dois minutos, a terceira chegada perigosa do time gaúcho: André Lima ganhou no jogo de corpo e cruzou na boca do gol, mas ninguém conseguiu concluir.
Depois de perder tantos gols, o Grêmio foi castigado. O São Paulo chegou ao empate aos seis minutos, em contra-ataque, quando Marlos arrematou da entrada na área e chutou no canto direito de Victor, surpreendendo o OlÃmpico. O jogo passou a ficar nervoso e truncado, com divididas rÃspidas e muita disputa pela bola.
Ansioso após sofrer o golpe, o Grêmio voltou a pressionar. Aos 20, Jonas arrematou com perigo. No minuto seguinte, penalidade máxima para o time da casa: Jonas cruzou para a área e a bola bateu no braço de Cléber Santana. O próprio artilheiro bateu com raiva e marcou seu 14º gol no campeonato, o primeiro de pênalti do Tricolor Gaúcho na competição.
O estreante Diego Clementino entrou aos 25, no lugar de André Lima. Três minutos, marcou o quarto gol gremista, quando pegou rebote de Rogério Ceni, que falhou no lance. Aos 33, Clementino foi derrubado e cavou a expulsão do zagueiro Alex Silva, deixando o time paulista com um homem a menos em campo. O lance minou de vez as chances da equipe de Sérgio Baresi.
Muito superior em campo e com vantagem numérica, o clube gaúcho foi empolgado para cima em busca de mais um gol. Jonas, aos 37, quase encobriu Rogério Ceni. O São Paulo esteve perto de descontar com Marlos, o melhor dos paulistas em campo, mas Rafael Marques desviou o arremate. No último lance de perigo do jogo, o zagueiro Vilson pegou de primeira com estilo e quase fez um golaço, com Ceni já batido. A torcida comemorou o resultando gritando para "olé" e festejando a bela atuação do Grêmio, que embala no Brasileirão 2010.