Homem acusado de cárcere e abuso sexual se apresenta à Polícia Civil em Oeiras
27/10/2025 - 17:54Vítima foi mantida presa e agredida em bar na zona urbana de Santa Cruz do Piauí
Por unanimidade, a corte do Tribunal Regional Eleitoral decidiu pela cassação d o prefeito do município de Santa Cruz do Piauí, Jurandir Martins dos Santos (PTB) na tarde desta terça-feira (24/08). Ele é acusado de abuso de poder econômico e conduta vedada.
Jurandir, como é mais conhecido, é acusado de ter comprado votos fazendo a distribuição de cestas básicas. O TRE-PI decidiu ainda pela suspensão dos direitos políticos de Jurandir pelos próximos oito anos. A Justiça Eleitoral determinou também a posse da segunda colocada, adversária Jandira Martins (PSB).
É uma briga familiar que envolve o governador e candidato a reeleição Wilson Martins (PSB). Santa Cruz é a terra natal dele. Jurandir é primo legítimo de Wilsão e Jandira é sobrinha dele, filha do seu irmão e atual secretário estadual Rubens Martins (PSB). Enquanto Jurandir é da parte da família que é adversária ao grupo de Wilsão, Jandira é aliada dele.
Foi a segunda vez que o prefeito Jurandir foi julgado. Na primeira vez, há um mês, foi absolvido. O Ministério Público Eleitoral concordava com o processo e pediu a cassação. O relator do processo foi o desembargador Haroldo Rhem. A corte seguiu o parecer do procurador eleitoral por unanimidade. A assessoria jurídica de Jurandir pretende recorrer ao TSE ainda nesta semana.