
Grupo Arte Sertão apresenta “A Paixão de Cristo” nesta quarta-feira, 16, em Oeiras
15/04/2025 - 17:22Espetáculo será encenado também em Várzea Grande e Colônia do Piauí nos dias seguintes
As belezas naturais do Piauí vêem ganhando
destaque com o desen volvimento do Ecoturismo na região. Inicialmente praticado apenas por esportistas, agora a busca por algumas horas de admiração a belas paisagens e o maior contato com a natureza, vem sendo alvo de busca por famílias inteiras, casais de namorados, crianças, jovens e idosos. Um exemplo é a grande visitação que recebe a Cachoeira do Salto Liso, no município de Pedro II, localizado a 195 km de Teresina, principalmente nesta época do ano, quando a água é abun dante e o banho é revigorante. A cachoeira fica no povoado Mangabeira, a 12 quilômetros da zona urbana da cidade.
A chegada até o local não é nada fácil. O turista mais disposto chega a pensar em desistência. São 30 minutos de uma caminhada que deve ser feita com muita paciência, pois as pedras e as nascentes d´água ao longo caminho constamente provocam a queda dos mais afoitos. Mas a experiência de longas caminhadas, como a do seu José Tito, de 68 anos, que se dispõe a guiar grupos de jovens é de dar inveja. Em nenhum momento ele vacila e o fôlego é de uma criança de 10 anos. Outra dificuldade é o sobe desce do caminho ingrime, mas com certeza o resultado vale a pena.
Lá em baixo a uma temperatura amena, águas frias e cristalinas esperam os visitantes que podem observar, além da água cristalina caindo sob as rochas, as pedras com pinturas rupestres e as nascentes de água do local. A visitação ao local é mais interessante entre os meses de maio e julho, após o período chuvoso, quando a água acumulada desce entre as encostas do cânion que tem mais 200 metros de altura.
A Cachoeira do Salto Liso foi durante muito tempo uma beleza totalmente desconhecida até mesmos dos moradores da região, pois a distância do centro urbano da cidade até o local é de mais de 15 quilômetros. Com a abertura do acesso até o local, o turista pode chegar de carro, estacionar a uma distância de quase 3 quilômetros da cachoeira e começar a caminhada até a cachoeira. A caminhada é mais segura quando feita com tênis é aconselhável também usar bastante filtro solar e muita água pra beber.
Em Pedro II também tem locais propícios para a prática de esportes de aventura como rapel, tirolesa, trekking, ciclismo e enduro a pé, atividades desenvolvidas na Cachoeira do Salto Liso e nas Serras e Mirante do Gritador. Boa parte da caminhada até a queda d'água pode ser dispensada para aqueles que querem um pouco mais de aventura. A descida de rapel e tirolesa até o piscina natural formada pela queda d'água da Cachoeira, que tem mais de 3 metros de profundidade no período de alta estação.
Diário do Povo