
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A Câmara de Vereadores de Oeiras aprovou nesta terça-feira, 13, em votação unânime, o plano de cargos e salários dos professores da rede municipal de ensino. A sessão contou com a presença maciça de professores da rede municipal e foi marcada por discursos acalorados.
Antes da votação do plano de carreira, os vereadores debateram itens conflitantes do projeto de lei.
O vereador Miguel Ângelo (PMDB) propôs a criação de uma emenda no projeto original para que a escolha de diretores de escolas municipais fosse feita através de eleições diretas. O vereador Espedito Martins (PC do B) contestou, e disse que a emenda é inconstitucional.
“Esta decisão tem que partir do poder executivo, não de parlamentares”, argumentou o vereador. Quando posta para apreciação, a emenda que institui eleições diretas para diretor de escola não foi aprovada. Cinco vereadores votaram contra.
Outro item do plano de carreira dos professores que passou por votação foi a criação dos cargos de pedagogo e professor Classe E. Apenas dois vereadores votaram contra. O item foi incluso no plano de cargos e salários.
Agora, o plano de cargos e salários dos professores passará pela sansão do prefeito, Portela Sobrinho, autor do projeto de lei original.
Sessões da Câmara de Oeiras mudarão de dia
Antes da votação que aprovou o plano de carreira dos professores de Oeiras, a Câmara votou a mudança do dia das sessões legislativas.
Com cinco votos a favor, a Câmara decidiu que as sessões plenárias do legislativo oeirense acontecerão nas noites de segunda-feira. As vereadoras Sassá (PMDB) e Fortunata (PT) votaram contra a mudança.
Atualmente, as sessões ocorrem às terças-feiras, no turno da manhã.
A mudança deve entrar em vigor partir do próximo ano.
Com informações do Velhacap.com.br