
PF investiga uso de dados de beneficiários do Bolsa Família para emitir nota fiscal fria no Piauí
12/02/2025 - 11:28Estima-se que o golpe desviou mais de R$ 30 mil.
Caminhada marca os 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em Paes Landim
O Estatuto da Criança e do Adolescente considerado um marco da defesa dos direitos humanos no Brasil, o ECA completou 20 anos neste ano, em Paes Landim foi comemorado pelas crianças e adolescente neste domingo (05/09) com muitos eventos, celebrado pelas Conselheiras Tutelares do município. Apesar dos avanços, o país precisa aumentar as políticas públicas para garantir que todas as crianças tenham acesso aos direitos garantidos pelo estatuto (ECA) – o que ainda não acontece.
Segundo a presidente do Conselho Tutelar de Paes Landim, a Srª Conceição Gomes: “o avanço do ECA no Brasil, ainda precisa de mais juizados de menores e mais núcleos especializados em casos envolvendo crianças e adolescentes. A nível nacional faltam delegacias voltadas tanto para o atendimento de crianças vítimas de violência, quanto especializadas em casos em que os adolescentes são os autores de infrações na lei”.
A comemoração dos 20 anos do ECA, perdurou o dia todo e foi muito agitada pelas animações das mais de 200 crianças e adolescentes, por não haver na cidade muita opção de lazer, as crianças aproveitaram ao máximo esse dia para brincar, dançar, fazer reivindicações por mais educação e etc. Participou do evento o supervisor municipal de Educação de Paes Landim o Sr° Antônio Neto, a Srª Conceição Gomes (Presidente do Conselho) junta com suas conselheiras: Claudiléia, Santinha, Gilsa, Lindania, Neta e da equipe de apoio: alguns pais das crianças, Rônacy, Rômulo, Zé Filho, Francivaldo e etc.
O evento teve o apoio da Fundação Pedro Maria Borges.
Segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos: Uma pesquisa ressente e preocupante é com o número de adolescentes infratores cumprindo medidas socioeducativas no país: em 2009, 16.940 menores estavam internados, contra 4.245 em 1996.
No município de Paes Landim destaca-se a constante atuação do Conselho Tutelar.
No finalzinho da tarde as crianças e os adolescentes fizeram uma caminha pelas ruas de Paes Landim, expondo os trabalhos feitos por eles e reivindicando por mais atenção aos seus direitos.
Por Raiane Moraes