
Oeiras será a segunda cidade do Piauí a receber o programa “Carretinha Mente em Foco”
17/06/2025 - 11:58Iniciativa leva diagnóstico precoce do autismo e serviços de saúde mental infantil às regiões mais distantes do estado
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) está promovendo uma campanha durante todo este mês para conscientizar sobre o câncer de rim, uma doença que resultou em aproximadamente dez mil mortes no Brasil entre 2019 e 2021, de acordo com a instituição.
A SBU utilizará suas redes sociais para disseminar mensagens, vídeos e transmissões ao vivo com especialistas, com o objetivo de elucidar as principais dúvidas sobre esse tipo de tumor.
O presidente da SBU, Luiz Otávio Torres, destaca que o câncer de rim afeta homens e mulheres, porém, tem uma maior incidência nos homens entre 50 e 70 anos. Ele ressalta que, geralmente, o câncer de rim é assintomático, sendo o sinal mais comum a presença de sangue na urina.
Para detectar a doença, Torres enfatiza a importância de realizar exames de ultrassom abdominal ou urinário periodicamente, que permitem avaliar a condição dos rins e dos órgãos adjacentes. Muitas vezes, o câncer de rim é diagnosticado incidentalmente, ou seja, durante exames realizados por outros motivos.
A diretora de Comunicação da SBU, Karin Anzolch, destaca que ainda não há uma recomendação universal para rastrear o câncer de rim em todas as pessoas. No entanto, a ultrassonografia abdominal é um procedimento de baixo custo e não invasivo, que poderia ser incluído nas consultas de rotina, especialmente em grupos de risco, permitindo a detecção precoce da doença.
Segundo a SBU, além das mortes, o câncer de rim resultou na realização de cerca de 18 mil procedimentos de nefrectomia (remoção total ou parcial do órgão). Representando 3% dos tumores malignos urológicos, o câncer renal tem como um dos fatores de risco o tabagismo. A campanha está sendo realizada em junho em preparação para o Dia Mundial do Câncer de Rim, que será celebrado em 20 de junho.