
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A Cepisa cancelou o pro
cesso de licitação de
obras do Programa Luz Para Todos no Piauí. O cancelamento alcança a quase 10 mil ligações que seriam realizadas em 92 municípios do Estado. A Cepisa cancelou a licitação depois de uma Ação Popular com pedido de Liminar. A nova licitação não tem data para ocorrer. A empresa comunicou o cancelamento através da Comissão de Licitação. O processo seria aberto na próxima terça-feira, 17, mas foi adiado. A meta da empresa era realizar 70 mil ligações entre julho deste ano e junho de 2010.
De acordo com a justificativa da Cepisa, o cancelamento se deve à necessidade de reavaliar o projeto básico, nota técnica e consequentemente um novo edital com lotes de valores estimados menores. Várias empresas questionaram na Justiça os valores estipulados pelos lotes em licitação que eram muito altos para que empresas locais pudessem participar.
A licitação cancelada diz respeito à contratação de empresa de engenharia para elaboração de projetos e execução de obras de eletrificação rural no Piauí, com fornecimento integral de materiais, equipamentos e mão-de-obra, para atender 9.996 domicílios e estabelecimentos rurais em 92 municípios, ainda não contemplados pelo Luz Para Todos. De acordo com o comunicado do Diário Oficial da União o cancelamento da concorrência nº 11/2009 tem tempo indeterminado. O cancelamento por força de liminar da Justiça foi informado no último dia 10.
O Piauí tem apenas até o final do próximo ano para concluir as ligações do Programa Luz Para todos, uma vez que o prazo para os investimentos do programa vão até o final do mandato do presidente Lula. As obras do Programa no Estado já foram alvo de muitas criticas e denuncias.
No inicio do mês, o governador Wellington Dias se reuniu com vários deputados e garantiu que as metas e obras do Programa Luz para Todos seriam cumpridas até o final de 2010. Segundo o Governo do Estado, apesar dos atrasos nas licitações e na execução das obras do Programa Luz para Todos, já está em andamento a instalação de mais de 22 mil novas ligações na zona rural de vários municípios do Estado. A meta é efetivar entre 60 mil ou 70 mil ligações até o final do ano.
"Queremos a segurança da realização das novas licitações e execução das respectivas obras", disse o governador. De acordo com dados fornecidos pela própria Cepisa, estão aprovados no orçamento para o Piauí R$ 498,6 milhões em obras do Programa Luz para Todos, só em 2009. No total, deverão ser aplicados R$ 1 bilhão, até o final de 2010, em obras no Estado. "É preciso assegurar que esse volume de recursos circule em nossa economia", acrescentou Wellington Dias