
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Os candidatos a deputado federal Zélia de Sá (PMN), Odair Sousa (PSL), Eliseu Aguiar (PTB) e Assis Carvalho (PT) participaram do Fala Candidato de hoje e discutiram a diminuição da maioridade penal. Somente a candidata Zélia é a favor da permanência. Para ela, os pais é que devem ser responsabilizados pelos atos dos filhos e por isso devem ser mais rígidos na educação.
O candidato Assis Carvalho argumentou que o poder de informação dos jovens de hoje lhes permite um desenvolvimento precoce do lado psicológico. "Se eles possuem vários direitos, como o de voto, devem assumir responsabilidades sobre seus atos", afirmou.
Já Eliseu Aguiar disse que essa deve ser uma discussão em nível nacional, com o envolvimento de parlamentares e da sociedade. "A Câmara deve discutir isso. O Estado tem responsabilidade na formação do cidadão. Tem que ser discutido com a sociedade. Sou a favor que se reduza. São dados direitos aos adolescentes e há abusos. Mas temos q discutir", avaliou.
Odair acredita que isso deva ser trabalhado nas crianças desde a primeira infância. "Creio que deve ser reduzida. Se ele já tem o poder de decidir pelo Brasil, tem poder de votar. Mas precisamos trabalhar a criança desde o maternal, para que elas não fiquem abandnadas pelo poder público", disse.
Os candidatos também falaram de saúde. Zélia defendeu que sejam construídos mais hospitais e Assis criticou a atuação de parlamentares, que tiraram o financiamento da saúde, segundo ele.
Eliseu demonstrou preocupação com a geração de emprego e renda, desenvolvimento da saúde e educação no interior.
Odair lembrou a luta pela aprovação da PEC 300, a emenda que regulamenta o pagamento dos militares, baseando o valor do salário pelo que é pago em Brasília.