Geral
Candidatos a prefeito de Oeiras participam de exposição de propostas no Cemti Pedro Sá
Por: Da Redação em 15/09/2012 - 03:23
O Cemti – Centro de Ensino Médio de Tempo Integral Desembargador Pedro Sá mostrou mais uma vez porque foi escolhido como a melhor gestão do Piauí ao realizar mais um grande projeto que teve como objetivo principal favorecer a democracia, levando os candidatos a prefeito de Oeiras para exporem as suas ideias.
O debate contou com a participação de Tapety Neto, Edmilson Carvalho, Lukano Sá e Carlão e foi mediado pelo professor Emanuel Vital. A exposição foi composta de perguntas elaboradas pelos alunos, professores e funcionários da escola.
No primeiro bloco, os candidatos tiveram 2 minutos para dizerem por que pretendem ser prefeito de Oeiras. O primeiro a falar foi Tapety Neto, que disse que quer ser prefeito de Oeiras, por sentir-se preparado para administrar a cidade, pois já foi prefeito por dois mandatos e cumpriu o dever e tem experiência, está preparado e tem o dever de combater os desmandos da atual administração. O candidato da coligação “O Povo no Poder” ressaltou que ser prefeito de Oeiras, não e sacrifício nem vaidade, é uma honra, e que vai ser o melhor prefeito de Oeiras, assumindo o compromisso de mudança e fazer as coisas acontecerem.

Já Lukano Sá disse que quer ser prefeito de Oeiras, por que pretende construir uma cidade democrática e que pretende trazer a sua pequena experiência em gestão de empresas privadas para a administração pública, e que o grupo politico do qual faz parte, tem experiência politica e goza de oportunidades e terá a competência e experiência destes e que sua disposição é algo sublime.

O candidato do PT Edmilson Carvalho disse que quer ser prefeito para que a cidade saia desse ciclo vicioso de duas famílias, e que se a cidade tivesse tão bem não precisaria apresentar outra alternativa. Disse que a sua candidatura decorre da necessidade de reconstruir o destino de Oeiras, que está maltratada e que perdeu espaço politico no estado. Disse ainda que pretende fazer uma inversão de prioridade, fazendo uma administração voltada para as pessoas mais humildes, em vez de ser para as mais ricas, fazendo educação e saúde de qualidade e também gerar emprego.

Carlos Oliveira, o Carlão, disse que sua militância e conhecimento o credencia a ser prefeito de Oeiras, pois conhece a cidade, tanto a zona urbana quanto rural e sabe das necessidades do povo e que vai fazer uma revolução em Oeiras e a cidade nunca mais será a mesma. Ressaltou que é livre sem marcas, nem herança políticas.

Durante a exposição de propostas não houve perguntas entre os candidatos, sendo que estes respondiam apenas as perguntas elaboradas pela escola, ficando apenas um bloco de 10 minutos para cada candidato para fazer as suas considerações finais e apresentação de propostas.

Lukano Sá finalizou a sua participação falando de projetos como a inclusão digital, projetos na área de educação, saneamento básico e falando da trajetória política do seu pai, o ex-prefeito B.Sá ressaltando que não aceita ataques ao mesmo, se dirigindo aos candidatos dizendo que ele fez muito por Oeiras e que os familiares dos candidatos Edmilson Carvalho e Tapety Neto nada trouxeram para Oeiras.

Tapety Neto encerrou sua participação elencando ações desenvolvidas quando foi prefeito de Oeiras e também ações do seu pai, o ex-deputado Juarez Tapety e ressaltou que ele é “ficha limpa.” O candidato apresentou propostas voltadas para a geração de emprego e renda, meio ambiente e disse que a educação será sua prioridade.
Carlão ressaltou a compra de votos e o excesso de foguetes. “Alguns candidatos estão achando que a eleição se ganha na base do foguete e não dos votos. Tem candidato que soltou foguetes em um dia o que o partido não soltou em 25 anos”, disse Carlão.
.jpg)
Ao finalizar o Edmilson Carvalho ressaltou suas propostas voltadas para a juventude e educação e falou do trabalho do deputado federal Assis Carvalho que recentemente conseguiu uma verba para a implantação da Universidade Federal em Oeiras e também criticou a postura do candidato Lukano Sá: “O garoto do 40 afirma que não participa de debates porque são armações contra ele. Mas na verdade, ele não participa porque é despreparado, é um candidato de proveta, que tem de comer muito feijão e soltar pipa para ser prefeito de Oeiras”, disse Edmilson Carvalho.
O professor Reginaldo Brandão, diretor adjunto do CEMTI Pedro Sá, disse estar muito feliz com o resultado do evento, pois fez cumprir o a democracia, possibilitando aos alunos conhecer as propostas daqueles que pretendem administrar Oeiras. “Nosso objetivo foi atingido, pois pretendíamos proporcionar aos nossos alunos um contato mais próximo com os candidatos e assim conhecer os seus projetos caso cheguem a Prefeitura de Oeiras”, finalizou o diretor.
